sexta-feira, 16 de março de 2012

CLANDESTINOS - Elenilson Nascimento & Anna Carvalho

Há alguns anos, em visita ao Brasil, o escritor anglo-indiano Salman Rushdie (autor do livro “Versos Satânicos”) afirmou que, mesmo após décadas de sucesso, ainda se sentia pouco à vontade para fazer o corpo a corpo necessário ao lançamento de um livro – que inclui conceder entrevistas e atender leitores. Seu sonho de vida, revelou, era recolher-se para escrever, enviar a criação para a editora e voltar à reclusão. Porém, nada mais distante desse perfil de escritor-ermitão, comum a inúmeros autores, do que a atitude de alguns “novatos” que vêm colhendo sucesso no mundo digital, caso dos baianos Elenilson Nascimento e Anna Carvalho.
Esses "e-escritores" abraçam todos os recursos digitais disponíveis para fazer o corpo a corpo com leitores e divulgar obras que existem exclusivamente no mundo virtual, vendidas exclusivamente em sites de editoras pequenas, mas que, diariamente, gastam horas respondendo e-mails de fãs e investem outras tantas interagindo com admiradores – e críticos – em blogs, YouTube, Facebook, Twitter e similares. São marqueteiros da própria literatura. Alguns poucos jornalistas já publicaram em alguns Cadernos de Cultura e sites de Literatura o que acharam do livro “Clandestinos” (2010), por exemplo, lançado pela editora Clube de Autores. Abaixo, confira o que já falaram sobre o romance de Frederico e Fernanda Felling.
“O romance “Clandestinos” é um universo estranho dos anos 80 sem ser banal. Esse é sem dúvida um livro interessante, apesar dos autores serem desconhecidos.”
Raul Feitosa, blog Literata
“‘Clandestinos’ é como o ‘Memórias de um Herege Compulsivo’ turbinado com esteróides. Desculpe, monstrinhos dos livros, amamos o Leandro Narlocha mas esse livro de Elenilson Nascimento e Anna Carvalho tornou tudo o que o Narlocha já fez parecer redutivo.”
Revista Vida Cultural
“‘Clandestinos’ fala sobre drogas, de drogados, de clichês, de história, mas vale a pena!”

MTV
“Elenilson Nascimento, em ‘Clandestinos’, ainda pode mostra ao mundo como a literatura pode ser feita. O livro é uma coleção de boas e poderosas histórias, dentro e uma história punk, feito as canções dos Sex Pistols, e algumas delas feitas com brilhantismo.”
Buteco Literário
“Os primeiros textos fracos lançados pela dupla Nascimento e Carvalho poderiam sugerir que eles estavam se perdendo, mas há algo muito mais fantástico no livro ‘Clandestinos’. Jovens perdidos e clubbers com metade da idade dos autores terão de admitir que eles ainda vão ganhar seu espaço na lista dos mais vendidos da Veja.”
Blog do Prof. Zeca
“Alguns autores lançam livros interessantes, mesmo não faturando alto vendendo e-books mais baratos do que um cafezinho, mas, para isso, dão duro na internet, em blogs e redes sociais, usando todas as ferramentas da rede. ‘Clandestinos’ é uma descarga de adrenalina que segue a sua cartilha de conter uma história bacana e boas ideias introspectivas enquanto adiciona novos autores no mundo pedante da literatura.”
Leonardo Alcântara
* Esse post foi enviado por e-mail pelo leitor Daniel Bastos (SP).
fonte: Revista Cultura Nova

>>> Visite o LITERATURA CLANDESTINA e o COMENDO LIVROS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...