segunda-feira, 26 de março de 2012

"HELÊNICAS" - EVANA RIBEIRO (LITERATURA NACIONAL)



LIVRO  : “HELÊNICAS” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: EVANA RIBEIRO
EDITORA  :  - PERSE
PÁGINAS – 382
1ª IMPRESSÃO 2011
CATEGORIA: FOLHETIM/NOVELA

 


CITAÇÃO: “NO MEU SONHO ESSA ONDA ERA BEM AZUL, QUANDO IA CHEGANDO PERTO, FICAVA VERDE IGUAL AOS SEUS OLHOS.” (pág. 129)

ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = Tres fotos separadas em capa cor de laranja: duas maças, roupas ao canto e aparelho de e tv, que representam as tres Helenas. Capa bem simples. (Análise feita da capa anterior, primeira capa. Hoje o livro tem outra).

*Sugestão: Escolher uma capa mais condizente com o conteúdo do livro.
(nota:   3,00 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO: Páginas brancas com letras pretas medianas, comum. Capítulos sem títulos, apenas com números.

*Sugestão: Como o livro é uma novela, poderia ser reavaliada a forma de introdução dos capítulos e mudança das ‘cenas’, que no momento é feita por [.].

(nota:  3,50  de 5,00)

- ESCRITA: É o diferencial do livro, pois é atualizada e com expressões cênicas e bem regionais.
(nota: 4,80 de 5,00)

CITAÇÃO: “Logo eles estavam junto à família, posicionada para a foto. E vendo de novo o vestido salmão no corpo da nova amiga. Célia até deixou para lá aquela história de vestido macumbado. Aquele foi um bom fim de noite.”(pág. 215)

RESUMO SINÓPTICO: 

“Esta é a história de três mulheres que não tem praticamente nada em comum, a não ser o nome: Maria Helena é uma moça pobre, que trabalha vendendo frutas com a tia Mariluce em uma barraca do Mercadão; e vive um romance secreto com Gustavo, herdeiro da rede de hipermercados Ceres, a maior do estado. O que ela quer mesmo é poder viver sua história de amor sem precisar se esconder de ninguém. Lúcia Helena é uma jovem que foi criada no interior por pais adotivos, vivendo uma vida simples e cercada por muito afeto. Nunca tendo ido muito longe de sua casa, ela resolve se aventurar no Recife para estudar, trabalhar e no futuro, dar uma vida muito mais confortável a seus pais. Mas assim que põe os pés na capital, encontra o grande amor de sua vida - o aventureiro Anthony. Célia Helena vive o sonho de ser atriz famosa praticamente desde seu nascimento. Filha de uma aspirante a atriz que viu seus planos irem por água abaixo ao engravidar e ser abandonada pelo namorado; Celinha tem mania de grandeza, é bastante impulsiva e respondona. Vive com a mãe, o padrasto e dois irmãos menores; e tem uma relação bem difícil com o pai mulherengo, que nunca se importou muito com ela. A princípio, são três perfis e histórias que não se complementam. Mas paixões proibidas, sonhos nunca realizados, estranhas tradições familiares e a produção de uma minissérie independente acabam por unir as vidas destas três belas moças em solo pernambucano.”

O livro conta a história de três Helenas: MARIA HELENA, LÚCIA HELENA e CECÍLIA HELENA, que moram em Pernambuco.

Em algum momento a vida das três Helenas se cruzam e de uma forma inesperada, acabam tornando-se amigas, cada uma com sua história de vida que ao final, acabam entrelaçando-se.

CITAÇÃO: “O trânsito não era fácil àquela hora da manhã e o calor só aumentava, na mesma proporção das contrações. Quando Demétrio finalmente conseguiu chegar, tentou levar Lúcia Helena pelo braço até o carro que estava encostado na calçada, mas a moça não arredou pé.” (pág. 321)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

De acordo com a própria escritora, a ‘culpa’ das três Helenas é do Manoel Carlos, que escreveu várias novelas com as protagonistas de nome Helena, entretanto, mais nada além do nome tem haver com o novelista.
 
O enredo é interessante, inteligente, envolvente, cheio de mistérios ocultos e tramas paralelas que prendem a atenção do leitor, como uma novela realmente, com dramas existenciais e tensão em alguns momentos.

Cada Helena tem uma personalidade e uma história de vida e acabam entrelaçadas em um drama quase que familiar.

A escritora foi ousada e corajosa em escrever uma novela até emocionante, mesmo com um final simplório. Poderia ter criado um final mais eletrizante, como a própria história de cada protagonista do livro (este é um ponto a ser melhorado). 

Mas, não tira o mérito criativo e inusitado de um livro novelístico e a criatividade da autora. 

Alguns pontos devem ser reavaliados quanto ao sumiço do ‘homem do mar’ e seu retorno a terra, ficou bem a desejar.
Livro bom e de leitura agradável, entretenimento certo e seguro.

SOBRE A AUTORA: 

EVANA RIBEIRO é pernambucana com 23 anos, tradutora, professora, estudante de cinema e gastronomia. Comentarista de novela [@evanaribeiro], cantora de coral e podcaster, não necessariamente nessa ordem. Discreta em companhia de gente esquisita e maldita em ambiente de gente normal, acha que sua vida é uma mistura de novela com sitcom.
Blog Roteirizando.

BIOGRAFIA:
Livros
* III Coletânea Scriptus: Palavração [Ed. Novitas, 2010]
* Antologia Amor Entre Letras [Ed. All Print, 2011]
* Saída de Emergência [2010]
* Helênicas [2011]
Contos, crônicas e outros que tais...
* Conto na Revista Cultural Novitas #10
 
NOTA: 3,8 de 5,00
 
cheirinhos
Rudy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...