sexta-feira, 9 de março de 2012

MORTE NO NILO – Agatha Christie


Há alguns anos atrás assisti à versão cinematográfica desse livro. Ficou a lembrança de uma trama muito bem bolada e, é claro, da solução do mistério!

Pela primeira vez pude ler um livro de Agatha sabendo de antemão o final. E fiquei grudado na leitura do mesmo jeito! A diferença foi que, ao invés de descobrir o culpado, minha diversão foi apreciar a elegância com que nossa querida Dama dispõe as pistas e os despistes, alinha as tramas paralelas, desenvolve os personagens. Quase esqueci que sabia a identidade do assassino!

“Morte no Nilo” (“Death on the Nile” no original) é uma das mais bem urdidas tramas de Agatha Christie. A engenhosidade do crime é simplesmente fascinante. O principal da história, como o próprio título já diz, passa-se durante um passeio de barco no rio Nilo, no Egito. O detetive, aqui em sua melhor forma, é ninguém menos que o proprietário das células cinzentas mais famosas da literatura policial. Para se ter idéia, ao descobrir um detalhe sem que ninguém houvesse lhe contado, ele afirma:



“Eu não preciso que me digam! Eu sou Hercule Poirot!”


Um comentário:

  1. Faz uns 5 minutos que acabei de ler esse livro e digo, SENSACIONAL!

    Agatha Christie é simplesmente minha diva!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...