quinta-feira, 15 de março de 2012

A MORTE TOCA O DISCO – Ellery Queen


Ellery Queen foi um dos maiorais da ficção policial americana do século XX. Chegou a ter uma revista mensal com seu nome que teve longa vida também no Brasil, a “Ellery Queen Mistério Magazine”. E o mais interessante é que Ellery Queen é o nome do autor E do detetive!!!

Esse foi, na verdade, o pseudônimo adotado por uma dupla de publicitários (Frederic Dannay e Manfred B. Lee). E ao mesmo tempo era o nome do detetive criado pela dupla. O detalhe é que as histórias eram narradas na terceira pessoa, com narrador impessoal. Então era o escritor Ellery Queen contando as aventuras do detetive Ellery Queen... esquisito, né? Mas acabou funcionando.


Já li dois ou três romances e uma boa dezena de contos dessa dupla, sempre uma boa diversão. Nem sempre o personagem principal é Ellery Queen, como foi o caso desse “A Morte Toca o Disco” (“Death Spins The Platter” no original, se alguém bolar uma tradução melhor ficarei muito feliz em saber!!!!!). O herói da trama é o repórter honesto Jim Layton, que investiga a morte do disk-jóquei Tutter King, morto de forma suspeita bem no meio de seu último programa na TV.

É preciso admitir que todas as combinações possíveis já devem ter sido experimentadas na literatura policial. Já teve livro em que o assassino era o narrador da história, já teve em que era a própria vítima... falta ainda, talvez, um livro em que o culpado seja o leitor do livro!!!

Por esse motivo, dá para entender porque esse livro apelou para uma situação meio “desengonçada”: o herói apaixona-se por uma das suspeitas. Será que o envolvimento romântico ganhará preponderância na trama, acima da trama de mistério? Ou será que a paixonite do herói será despedaçada por uma brutal descoberta? Não chega a ser um tema envolvente do ponto de vista do romance policial, pois a resposta depende mais de uma escolha arbitrária do autor que das pistas expostas no livro.

Por isso não gostei tanto desse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...