sexta-feira, 23 de março de 2012

OS SETE DIAS DA CRIAÇÃO – Dong Yu Lan



Esse livro me foi emprestado pelo gari que cuida da rua onde moro. A espontaneidade desse gesto inesperado não me deixou dúvidas de que o livro chegava em boa hora e trazia alguma mensagem para mim. E assim foi.

“Os Sete Dias da Criação – A Economia de Deus em Gênesis” é a transcrição de uma conferência realizada pelo autor em 1990 no Chile. Logo de cara, a revelação que por si só fez valer a leitura: tanto no original hebraico quanto na tradução grega da Bíblia, a mesma palavra é usada para ar, vento e Espírito. Que auspiciosa e inspiradora notícia para um mensageiro do Vento!

Mas o aprendizado que esse pequeno livro me reservava estava apenas começando. Graças a essa leitura, pude realmente entender a que o Dr. Amit Goswami está se referindo quando fala de “cristianismo exotérico” em sua obra “A Janela Visionária”, que leio em paralelo (cada vez mais vejo as vantagens de ler vários livros ao mesmo tempo). O “cristianismo exotérico” pressupõe que o homem e Deus são separados. Deus é exterior à Sua criação, ao homem e à natureza. Para que Deus penetre no homem, é necessário que o homem creia Nele e se submeta a alguns rituais externos.

Esta pode ser uma descoberta chocante para alguém que se dedica a encontrar Deus dentro de si mesmo. Uma firme convicção na unidade fundamental de todas as religiões, felizmente, tornou possível para mim continuar aprendendo com a leitura.

Na própria superação das diferenças, aliás, ficou o maior aprendizado. Após ler esse livro me sinto mais próximo da religião universalista sonhada por Tagore: “a religião do homem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...