sábado, 10 de março de 2012

OUÇA ESSA PELO HOMEM SURDO – Ed McBain


Com a sua habitual habilidade, Ed McBain narra mais um episódio do 87º Distrito. Nesse livro ele recorre a um truque que já havia utilizado antes, que é a mistura de clichês. Os temas do “arqui-inimigo” e do “grande assalto a banco” são mesclados na figura do Homem Surdo, perigoso criminoso que volta a ameaçar a paz dos habitantes do fictício município de Isola, Estados Unidos. Para vencer essa ameaça, o detetive Steve Carella e os rapazes do 87º Distrito precisam decifrar o enigma das fotos em duplicata que chegam pelo correio...

Duas tramas paralelas adicionam tensão à trama: o detetive Bert Kling vai atrás de um misterioso arrombador de apartamentos que sempre deixa um filhote de gato no local de seus crimes e o mesmo Carella investiga um grotesco assassinato em que a vítima é “crucificada” à parede.

McBain nitidamente não está em sua melhor forma nesse livro (“Let’s Hear It For The Deaf Man” no original). Ainda assim, o que poderia se transformar em uma sopa rala de clichês em mãos menos hábeis acaba se transformando em um caldo até que saboroso na panela de McBain. Uma boa e honesta diversão, sem dúvida.

Uma curiosidade que eu tinha começou a ser saciada nesse livro. Pois a série do 87º Distrito teve seus primeiros episódios publicados em meados da década de 50 e chegou até pelo menos o início da década de 80. Eu ficava curioso a respeito do quanto os personagens e a própria estrutura da trama seriam afetados pelas mudanças culturais que o mundo sofreu durante esse mesmo período. Pois bem: nesse livro, que foi publicado em 1973, notei pela primeira vez o uso de palavrões, primeiro indício dessas mudanças. Há também uma cena de sexo mais arrojada (ainda que comportada para padrões mais modernos), com uma excelente cena de sexo oral com trocadilhos e palavras de duplo sentido. Para mim, o melhor momento do livro!

2 comentários:

  1. Olá Fabio.
    Gostaria de saber... esses livros do McBain que você comentou no blog, têm edição no Brasil?
    Se não, como você os conseguiu?
    Gosto muito dele, mas só o conheço das (pouquíssimas) edições da Coleção Negra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!
      Ah que bom encontrar outro fã do McBain!!!
      Infelizmente também conheço poucos livros dele lançados no Brasil... esses que consegui ler encontrei a maioria na feira do livro da Cinelândia! :)
      abração!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...