sábado, 17 de março de 2012

“UM PASSE DE MÁGICA” - AGATHA CHRISTIE



LIVRO  : “UM PASSE DE MÁGICA”
TÍTULO ORIGINAL: “THEY DO IT WITH MIRRORS”
AUTOR: AGATHA CHRISTIE
TRADUÇÃO: MILTON PERSSON
EDITORA  : NOVA FRONTEIRA/L&PM POCKET
PÁGINAS –197
1ª EDIÇÃO MARÇO 2006 L&PM POCKET
REIMPRESSÃO FEV 2009 (TEXTO INTEGRAL)
Ano de Lançamento: 1952
CATEGORIA: FICÇÃO INGLESA
ISBN: - 85-209-1878-6 (NOVA FRONTEIRA)
            85-254-1539-1  (L&PM POCKET)


 

CITAÇÃO: “ – Minha cara senhora, todos nós somos loucos – disse, enquanto a fazia passar pela porta. – Eis aí o segredo da vida. Todos nós somos meio loucos.” (pág. 58)


RESUMO SINÓPTICO: 

“Coisas estranhas têm acontecido em Stonygates, antiga mansão de Carrie, velha amiga de Miss Marple. A casa vive repleta de pessoas, pois a família de Carrie é numerosa e, além disso, o lugar abriga uma escola-reformatório para crianças carentes e delinquentes. Três crimes acontecem na mansão: o marido de Carrie sofre uma tentativa de assassinato, o enteado dela é morto e a própria Carrie quase é envenenada. Será Miss Marple capaz de proteger a sua amiga e ajudar a polícia a desvendar a identidade do criminoso?”

Ruth, amiga de Miss Marple, pede-lhe que cuide de sua irmã Carrie, a qual Ruth tanto ama e presa por seu bem-estar. Está preocupada com a irmã, mesmo sem saber o motivo de tal preocupação. Miss Marple como boa amiga que é, vai passar uns dias em Stonygates, mansão onde vive Carrie Louisie, e mais um batalhão de pessoas, todas ligadas de alguma forma a Carrie. Sem contar que além da Mansão há uma escola-reformatório no local, que abriga crianças carentes e delinquentes.

Uma das atividades é a formação teatral, comandada pelos enteados de Carrie e é através das encenações teatrais que Miss Marple consegue desvendar mais um dos intricados mistérios.


CITAÇÃO: “O inspetor Curry ficou louco de vontade de dizer: ‘Um porco talvez seja capaz de voar, mas como pássaro me parece pouco provável.’” (pág. 155)


ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = Simples como é a marca da série POCKET; com duas garoas andando na rua de calçamento, elas tem saia plissadas e estão segurando aberta, como se caminhassem brincando. Condizente com a época em que o livro foi escrito. A contra capa com a sinopse e foto da autora.
Feita por Nectar Design sobre foto de Herbert list 1953.
(nota:   4,00 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO: Livro 10cm x 17cm, formato bolso; páginas brancas com letras medianas; capítulos seguidos, marcados por numeração.
(nota:  4,50  de 5,00)

- ESCRITA: Narrativa elaborada e rigorosa, como são os livros da autora, rica em vocabulário e termos antiquados, como: ‘CABELO ESCOVINHA’ e ‘CANCHA DE BOCHA’.
Encontrado um único erro de concordância na pág. 27.
(nota: 4,80 de 5,00)


CITAÇÃO: “- Provavelmente. Mas um cenário teatral também faz parte da realidade, não faz, Mr. Restarick?
- Não estou entendendo bem o que o senhor quer dizer, inspetor.
- Bom, ele é feito de coisas reais... tela, madeira, tinta e papelão. A ilusão está no olho do espectador, não no cenário, propriamente dito. Que, como já observei, faz parte da realidade, tanto atrás como na frente dos bastidores.” (pág. 165)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

Analisar uma escritora da estirpe de Agatha Christie é uma tarefa árdua ao tempo que prazerosa. Sem deixar de seguir a linha do mistério, da dúvida e das artimanhas esse é mais um dos livros que coloca o leitor a pensar e tentar descobrir, através das pistas e diálogos entre os protagonistas, quem realmente é o responsável pelos crimes ocorridos no livro.

Agatha utiliza-se da análise psicológica dos perfis das personagens e forma uma trama intricada, ao mesmo tempo, estimulante e instigante. Não é à toa que é considerada a Rainha do crime. O que chama a atenção e nesse livro não é diferente, é a utilização de venenos elaborados na composição das mortes, o que indica uma personalidade feminina, porém, tudo pode acontecer, qualquer um pode ser o assassino...

Leitura recomendada!


NOTA:  4,80 de 5,00
 
CHEIRINHOS
RUDY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...