domingo, 8 de abril de 2012

CALYPSO – Ed McBain


Conforme relatado nesse livro, Calypso é um estilo musical originário do Caribe e adaptado pelos escravos negros nas fazendas do homem branco. Como as conversas eram proibidas durante o trabalho, os escravos usavam as canções para passar informações de forma velada. Posteriormente, transformou-se em uma forma de canção de protesto e crítica social. No Brasil há também um estilo chamado Calypso, que tem como maior representante a banda de mesmo nome. Será que se trata do mesmo estilo? Parece difícil de acreditar.

O tema musical surge como atração à parte nesse romance, mais um da série do 87º Distrito. Um músico conhecido como “Rei do Calypso” é assassinado. No dia seguinte, uma prostituta com quem ele pretendia gravar um álbum sobre a vida nas ruas também aparece morta. Qual a ligação entre os dois assassinatos? O que há por trás dessas mortes? Descobrir a verdade é a árdua tarefa de Steve Carella e seus companheiros de delegacia.

Como estou tendo o cuidado de ler os livros da série em ordem cronológica, o fascínio de perceber alterações no modo do autor contar a história muitas vezes supera a atração da história em si. Nesse livro McBain já conta com mais de vinte anos de 87º Distrito, e algumas mudanças acabam tornando-se inevitáveis, como um reflexo das transformações que a própria sociedade sofreu no mesmo período. A impressão que tive é a de que o foco está mais na violência e no sexo que no “trabalho de detetive”. Sinais dos tempos...

Uma grata surpresa ao final da leitura foi descobrir que McBain (valendo-se de seu nome “real”, Evan Hunter) foi autor do roteiro do filme “Os Pássaros”, dirigido por Alfred Hitchcock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...