sábado, 21 de abril de 2012

"CRUZANDO O CAMINHO DO SOL" - CORBAN ADDISON


LIVRO  : ‘CRUZANDO O CAMINHO DO SOL”
TÍTULO ORIGINAL: “A WALK ACROSS THE SUN”
AUTOR: CORBAN ADDISON
TRADUÇÃO: MARIÂNGELA VIDAL SAMPAIO FERNANDES
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –447
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO/ROMANCE NORTE AMERICANA
ISBN: - 978-85-8163-009-0
 Cruzando o Caminho do Sol
CITAÇÃO: “Ao consultar a literatura sobre tráfico humano, ele penetrou em um mundo tão surpreendente quanto perturbador, um reino subterrâneo habitado por aliciadores e traficantes, funcionários públicos corruptos, advogados idealistas e uma quantidade aparentemente incontável de mulheres e crianças capturadas, brutalizadas e transformadas em escravas. Ele se indagava como Porter conseguia lidar com isso: os rostos, os nomes, as histórias de abuso tão diversas quanto a crueldade humana. E agora, ele está prestes a ingressar nesse mundo. Entre as cidades conhecidas pela prevalência do tráfico de seres humanos, Mumbai era das piores do mundo.”(pág. 98)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = Design feito por Elisabeth Minaltse, foto de Mohamad Itani/Archangel, imagens de Simon A. Webber e stockphoto de Heidi Lalyani, a capa tem uma mandala com pontas como se fosse o sol e em alto relevo, ao fundo uma mulher maquiada ao estilo indiano com olhos fechados e abaixo uma cidade de pedras, o que dá um tom de mistério a capa e a torna bem condizente com o enredo do livro.
(nota:   4,50 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO: Feita pela equipe da Novo Conceito e Ana Dobón. Páginas levemente amareladas com letras pretas medianas. Muito bem dividido em quatro partes, 33 capítulos, epílogo e dedicatória. As folhas que dividem as partes com gravuras de mandalas floridas. Os capítulos são identificados por letra cursica e logotipo de uma rosa, além de iniciarem com pensamentos ou trechos de músicas.
*O que poderia ser melhorado é a extensão dos capítulos, pois são longos, mesmo que subdivididos.
Formato/Acabamento: 16x23x3,1
Peso:
0.627 kg
(nota:  4,30  de 5,00)
- ESCRITA: A narrativa expressiva é feita em 3ª pessoa, intercalada por diálogos envolventes.
(nota: 4,80 de 5,00)
CITAÇÃO: “O interior da caminhonete era preto feito breu. Nenhuma das meninas dizia nada, mas uma delas chorava. A caminhonete deu um tranco e começou a se mover. A cadência do motor sufocou o lamento da criança invisível. Sita envolveu os braços sobre si e fechou os olhos. Seus pensamentos estavam confusos e, sua respiração, curta e rápida.” (pág. 336)
RESUMO SINÓPTICO: “Sita e Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um...

Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou.


Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos.


Abrangendo três continentes e duas culturas, Cruzando o Caminho do Sol nos leva a uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano.”
 
Ahalya e Sita são duas adolescentes da classe média indiana com família e educação bem estruturadas, que vêem seu mundo  desabar após um desastre natural. Veem-se sem os pais e a ‘secretária’ da família que as ajudou a criar. Partem em busca do abrigo na Escola de freiras que estudam, entretanto, nem todas as pessoas que as auxiliaram, eram confiáveis e elas acabaram envolvidas com o tráfico de pessoas, drogas e o submundo do crime.
Thomas Clarke é advogado de uma firma conceituada em Washington D.C. e vê sua vida desestruturada após a perda da filha com poucos meses de nascida, a qual não pode acompanhar o crescimento, devido ao seu total envolvimento com o trabalho, fazendo-o sentir-se culpado por não dar atenção devida a esposa e filha. 
Priya o abandona e retorna para Índia e a família. Em uma dessas coincidências que a vida prepara, tem a oportunidade de ir fazer estágio em uma Ong envolvida com tráfico de mulheres na Índia.
Logo os caminhos de Thomas, Ahalya e Sita vão se cruzar de forma impressionante e intensa.
CITAÇÃO: “- É verdade, mas os criminosos estão sempre procurando novas formas de burlar o sistema. Enquanto expedirmos vistos para visitantes, os traficantes vão explorar o processo de imigração. E enquanto nossas fronteiras forem abertas, os coiotes do México e do Canadá vão continuar atravessando pessoas de forma ilegal. A demanda por sexo comercial barato nos Estados Unidos é muito alta. E as forças de mercado cão prevalecer no longo prazo. Os traficantes vão continuar inovando para acompanhar a demanda.” (pág. 381)
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: O autor foi bem feliz na escolha do tema e ainda mais ao aprofundar-se nos estudos reais sobre a realidade do tráfico de pessoas, pois soube fazer relatos verídicos sobre um tema tão conflituoso e questionável. Embora sendo um livro de ficção, a realidade é tão próxima que temos a impressão de os fatos serem reais.
A abrangência e ramificação do tema é explicitado detalhadamente, inclusive o envolvimento das autoridades, corruptas ou não. O sofrimento vivido pelas protagonistas descritos com tamanha ênfase que acabamos nos compadecendo e nos envolvendo de tal forma, que em determinado momento, torcemos por um final feliz e menos doloroso para as garotas e o advogado.
Ressalto ainda o aprendizado das novas culturas de três continentes diferenciados, de suas normas e leis, e, de costumes totalmente diferenciados em outras partes do mundo. Um aprendizado inexorável e fascinante. Além do aprofundamento em assunto polêmico e um juízo de valor sobre os desvios atávicos da conduta do homem em sociedade.
Foi o melhor livro lido esse ano! Totalmente envolvente, fascinante e de magnitude plena.
 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro
NOTA: 5,00 de 5,00
SOBRE O AUTOR: 
Corban Addison é graduado em Direito pela Universidade de Virgínia e em Engenharia pela California Polytechnic State University, San Luis Obispo. O autor interessa-se especialmente por direitos humanos internacionais e é apoiador de inúmeras causas, inclusive da abolição da escravatura moderna. Mora com a esposa e com seus dois filhos em Virgínia. Cruzando o Caminho do Sol é seu primeiro romance.
BOOKTRAILLER:
CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!
cheirinhos
Rudy

Um comentário:

  1. Não posso como você dizer que foi o melhor deste ano (leia Reparação e Queda de Gigantes) mas com certeza foi favoritado. Concordo com você que o autor foi muito feliz em sua temática!
    Ler é viajar e este livro, além da mensagem conscientizadora a respeito do tráfico humano/sexual, nos leva a conhecer a Índia de uma forma fascinante. Tinha momentos que não conseguia largar.
    Mereceu mesmo as cinco estrelas e a capa é mesmo linda.


    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...