sexta-feira, 6 de abril de 2012

NOITES BRANCAS - Fiódor Dostoiévski


Noite branca é um fenômeno que acontece em determinadas épocas do ano, em regiões próximas aos polos, em que o sol não chega a se por totalmente, criando uma espécie de crepúsculo permanente.

E é durante quatro noites brancas que essa história se desenrola. Enquanto perambula pela cidade de São Petersburgo, um jovem sonhador depara-se com uma bela jovem chorando junto ao cais. Para sua mente romântica, essa é uma imagem que o perturba muitíssimo e ele resolve, contrariando sua natureza extremamente tímida, abordar a moça para oferecer ajuda. A jovem chamada Nastienhka aceita sua companhia, e eles conversam como se fossem velhos amigos; marcam um encontro para a noite seguinte, ocasião em que a jovem irá lhe contar o motivo de sua tristeza.

Esse livro foi escrito antes das obras principais de Dostoievski, como Crime e Castigo e Os Irmãos Karamazov, bem como antes de sua experiência na prisão. O escritor tinha sofrido uma grande desilusão amorosa e tinha contraído dívidas. É uma leitura diferente para quem já conhece um pouco do grande autor.

O personagem (que não sabemos o nome) é alguém tão sonhador e romântico que fico pensando se o autor espelhou-se em si próprio para criá-lo. Os menos românticos talvez achem uma leitura meio melosa. Mas o autor, sempre conhecedor da natureza humana, apenas nos mostra uma faceta que também é muito humana: a do sonho e das ilusões.




Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...