quinta-feira, 19 de abril de 2012

O SENHOR EMBAIXADOR – Erico Verissimo


Colossal!
Fabuloso!
Indefectível!
Estupendo!

Piso com reverência o solo da Mãe Pátria, que escritores desse portento trouxe para o mundo! Viva a literatura brasileira! Viva Erico Verissimo!

Verissimo prova por A mais B que o bom escritor, antes de saber escrever, sabe enxergar. Que olhar profundo e tão comovente, tão centrado no humano, nos dilemas e contradições humanas!

Este foi um dos autores mais parecidos com o ideal do Demiurgo que já vi. Do mesmo quilate, talvez, Aldous Huxley (aliás, ler Verissimo me deixou tentado à releitura de “Contraponto”).

A impressão que tive foi a de que Verissimo, com a paciência e o esmero de um mestre ourives, cunhou a alma de cada personagem, elaborou sua personalidade até os mínimos detalhes, forjou cada virtude e cada vício, cada potencial para a grandeza e para a sordidez. Os personagens de “O Senhor Embaixador” são sólidos, tridimensionais, capazes de sentir dor e amor, capazes de sangrar e até morrer. Não seriam mais vivos se por acaso andassem pelas ruas.

Depois, o deus Verissimo criou o mundo, no caso a república caribenha de Sacramento e a sua extensão na embaixada localizada nos Estados Unidos. Que inesperado cenário para uma história escrita por um autor brasileiro. Mas Verissimo não tarda a mostrar que sua narrativa tem tudo a ver, sim e infelizmente, com o Brasil.

Por fim, Verissimo soltou os seus personagens no mundo que havia criado, e viu que seu trabalho era bom. A história flui com tanta veracidade e força que parece até que não foi inventada, que Verissimo se limitou a anotar o que os personagens faziam e pensavam. Que livro magnífico!

Agradeço à querida Teresa Fiore por seu estímulo para que eu lesse Verissimo, e ao querido Paulo pelo incentivo para com a literatura brasileira em geral.

Imagino como não será “O Tempo e o Vento”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...