sexta-feira, 6 de abril de 2012

"OUTONO DOS SONHOS" - ADRIANA BRAZIL (LITERATURA NACIONAL)

 


LIVRO  : ‘OUTONO DOS SONHOS” (LITERATURA NACIONAL)
SÉRIE: ‘FOI ASSIM QUE TE AMEI’
VOLUME 1
AUTORA: ADRIANA BRAZIL
EDITORA  : NOVO SÉCULO
PÁGINAS – 357
EDIÇÃO 2011
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA/ROMANCE
ISBN: - 978-85-7679-531-5
 
  
CITAÇÃO: “- Amiga, o amor de Deus é incondicional, não é baseado em nossos atos. Ele amo e ponto. Deseja sempre o melhor para todos.” (pág. 112)
RESUMO SINÓPTICO: 
“Nesse romance Helen é uma jovem cheia de sonhos e objetivos a conquistar, filha única de uma família estruturada e feliz. No início da trama ela se vê envolta à expectativa do primeiro dia de aula na faculdade de Letras da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. O talento para escrever rende a Helen o convite para dar continuidade a um projeto parado na faculdade, terminar um conto de amor entre um príncipe e uma plebeia, iniciado pelo escritor e estudante de teatro, Andrew Gamberini, que sofreu um acidente há um ano e abandonou a faculdade. Conforme entra em contato com a trama, Helen descobre-se apaixonada pelo seu autor e viverá intensamente um romance pelas quatro estações do ano. Outono dos Sonhos é uma obra apaixonante, levando o leitor a mergulhar em uma surpreendente e emocionante história de amor.”
Nem dá para falar mais, pois síntese do livro é essa, se falar mais, poderei cometer spoiller. Prefiro me ater a sinopse do próprio livro, acrescentando apenas que os amigos de Helen e de Andrew, tornaram-se cupido para o encontro dos dois e apoiaram totalmente a relação deles.
Os pais de Helen ficam ressabiados e um tanto preocupados, porém o amor pela filha e o desejo que seja feliz, superam os obstáculos.
CITAÇÃO: “Querendo me mover ou dizer algo, fitei seus olhos pela primeira vez. Foi quando me perdi neles... Enfim me encontrei neles também. ‘É ele! Sim! É o meu Andrew!’ Dizia em pensamentos. Então me convenci de que era ele e consegui ir relaxando. O olhar dele era sereno, profundo, existia algum tipo de poder de encantar, encontrei verdade, uma desejada bondade e uma poderosa ternura. Fui completamente capturada pelo seu brilho.” (págs. 158/159)
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 
Tenho uma grande dificuldade em fazer uma resenha quando o livro é muito bom. Fico sem palavras ou quando surgem, quero falar demais e sempre acho que nunca consigo transmitir o que realmente o livro passa. E com Outono dos Sonhos não é diferente...
Outono dos Sonhes é uma ode ao amor em dose dupla, sim porque a criatividade da autora foi tamanha que escreveu um livro dentro do próprio livro. São duas histórias de amor em apenas uma obra literária que mostra o quanto a criatividade aflora, um épico dentro de uma bela história de amor que supera barreiras.
E não é um romance convencional, embora seja carregado de romantismo. Os protagonistas apaixonam-se antes mesmo de conhecerem-se pessoalmente o que dá um tom de paixão a princípio e que se transforma em amor. Para os mais românticos como eu, é um sonho, embora o enredo traga tragédias corriqueiras até em nosso dia a dia.
Fiquei incomodada no início do livro com uma apologia e culto a beleza física, para em seguida entender o porque se falava tanto em beleza. Foi preciso essa acentuação para que se entendesse que o verdadeiro amor não leva apenas isso em conta, é mais profundo e singelo.
Ainda sinto-me encantada com o lirismo e a delicadeza com que o romance foi desenvolvido.
Recomendadíssimo!
Agora é aguardar a continuação...
CITAÇÃO: “- Vou te contar uma história. Ela diz: se as águas correm para um destino planejado – comecei a falar lentamente – até encontrar algo maior que si, da mesma maneira também correrei, como um rio escorre para o mar, para algo desconhecido, mas sei que é maior. Ao desembocar na imensidão desse oceano, entenderei perfeitamente o encontro com o amor; o caminho em que estou me levará sem volta a esse oceano, não voltarei, ali será o meu lugar, estou certa de que me diluirei naquele infinito... Andrew? – sussurrei.” (pág. 265)
ANÁLISE TÉCNICA:
-CAPA = Feita por David Cerqueira é um primor. Letras com pequenos relevos e brilhosas. Uma garota sentada a beira de um lago, próximo a natureza, a impressão que se tem é está reflexiva, pensando em algo...
(nota:   4,80 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO: Letras pretas médias em folhas brancas; divisão dos capítulos com títulos, numeração e desenho de uma folha de parreira.
Muito bem divido com: agradecimento, sumário dos 12 capítulos, prefácio e prólogo.
(nota:  4,80  de 5,00)
- ESCRITA: É fluente com linguajar condizente à época e com lirismo. Muitos diálogo que facilitam a leitura.
(nota: 4,80 de 5,00)
CITAÇÃO: “- Estarei cercada por seu cheiro, já que meus avós moram numa fazenda, e quando a neblina cair sobre a grama, ao andar por entre as árvores, será muito mais que lembrar de você, vou te sentir em cada um desses momentos...” (pág. 232)
 
 NOTA: 4,8 de 5,00
 
cheirinhos
Rudynalva

Um comentário:

  1. Que bom que você gostou do livro...
    Estou ansiosa para l^-lo, mas tenho tanto livro parado aqui que... sabe né?
    =]

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...