sexta-feira, 4 de maio de 2012

JORNALISMO ORGANIZACIONAL - Marlene Branca Sólio


Cada vez mais as organizações se dão conta de que é preciso falar a mesma língua de seus funcionários, e quanto mais eficiente for a comunicação entre empresa e colaboradores, maior será o sucesso de todas as outras etapas na busca por resultados. Mas essa correlação foi ganhando espaço nas organizações em decorrência do trabalho de jornalistas especializados, ao delinear situações e evidenciar carências. Resultado dessa percepção, o livro Jornalismo organizacional – Produção e recepção, lançamento da Summus Editorial, da doutora em Comunicação Marlene Branca Sólio, apresenta o tema sob dois prismas: da produção e da recepção.

Durante anos de pesquisa e prática nesse universo, Branca identificou potencialidades a serem exploradas por jornalistas, profissionais de gestão de pessoas e, mais do que isso, orientações essenciais para incrementar o currículo dos cursos de Comunicação, deficientes de material específico. As experiências foram registradas no livro para propor uma visão crítica do fazer jornalístico institucional, ao mesmo tempo em que explora o ambiente das organizações na busca de elementos a serem aprimorados. Para tanto, ela analisou as produções dos informativos dirigidos aos funcionários e ainda investigou como acontece a recepção desse conteúdo.

“A proposta do livro é ser uma fonte de reflexão sobre o fazer jornalístico”, explica Branca, dedicada a reunir as principais orientações para essa prática. Segundo ela, a comunicação deficiente interfere no desempenho da empresa e pode até comprometer a imagem ao revelar problemas estruturais. “O mau trabalho de informação pode ser causa ou consequência de percalços”, afirma, “da mesma forma, a Comunicação adequadamente desenvolvida pode propiciar diagnósticos que identificam falhas e permitem ajustes, portanto, uma importante ferramenta.”

Este livro apresenta uma visão crítica do jornalismo produzido nas organizações. De forma objetiva, a autora examina minuciosamente o ambiente organizacional e os desafios que este impõe ao fazer jornalístico. Além disso, analisa veículos produzidos para os funcionários e investiga como se dá a recepção das informações. Obra fundamental para jornalistas, profissionais ligados à gestão de pessoas e estudantes.


A obra Jornalismo Organizacional nos mostra de forma ampla, acessível e significativa vários pontos abordados pelos jornalistas, através da autora Marlene Branca Sólio que ,adentra nos seguintes assuntos: Confronto de verdades; Organizações - sistemas permeáveis; Contexto europeu e brasileiro; Jornalismo organizacional e os anos de 1960; Perfil dos leitores, que, no meu ponto de vista é um dos mais importantes pontos à serem pesquisados; Discurso gráfico; Principais falhas; Conselhos editoriais e seus aspectos; A recepção crítica, entre outros.
Um livro de suma importância para todos aqueles que buscam seguir a carreira de jornalista, que estão cursando comunicação social ou outros da área e, até mesmo para os amantes da profissão.


Adquira já o seu exemplar clicando aqui!

Um comentário:

  1. Adorei a resenha!
    seja muito bem-vinda Wanessa querida!
    parabéns pela linda resenha!
    lembrei dos tempos de faculdade de RP!
    essa é uma parte que acho muito interessante
    já fiz muito "house organ" gosto dessa ideia!
    por isso tudo foi uma alegria especial ler sua resenha, massa demais!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...