Cada vez mais as organizações se dão conta de que é preciso falar a mesma língua de seus funcionários, e quanto mais eficiente for a comunicação entre empresa e colaboradores, maior será o sucesso de todas as outras etapas na busca por resultados. Mas essa correlação foi ganhando espaço nas organizações em decorrência do trabalho de jornalistas especializados, ao delinear situações e evidenciar carências. Resultado dessa percepção, o livro Jornalismo organizacional – Produção e recepção, lançamento da Summus Editorial, da doutora em Comunicação Marlene Branca Sólio, apresenta o tema sob dois prismas: da produção e da recepção.
Durante anos de pesquisa e prática nesse universo, Branca identificou potencialidades a serem exploradas por jornalistas, profissionais de gestão de pessoas e, mais do que isso, orientações essenciais para incrementar o currículo dos cursos de Comunicação, deficientes de material específico. As experiências foram registradas no livro para propor uma visão crítica do fazer jornalístico institucional, ao mesmo tempo em que explora o ambiente das organizações na busca de elementos a serem aprimorados. Para tanto, ela analisou as produções dos informativos dirigidos aos funcionários e ainda investigou como acontece a recepção desse conteúdo.
“A proposta do livro é ser uma fonte de reflexão sobre o fazer jornalístico”, explica Branca, dedicada a reunir as principais orientações para essa prática. Segundo ela, a comunicação deficiente interfere no desempenho da empresa e pode até comprometer a imagem ao revelar problemas estruturais. “O mau trabalho de informação pode ser causa ou consequência de percalços”, afirma, “da mesma forma, a Comunicação adequadamente desenvolvida pode propiciar diagnósticos que identificam falhas e permitem ajustes, portanto, uma importante ferramenta.”
Este livro apresenta uma visão crítica do jornalismo produzido nas organizações. De forma objetiva, a autora examina minuciosamente o ambiente organizacional e os desafios que este impõe ao fazer jornalístico. Além disso, analisa veículos produzidos para os funcionários e investiga como se dá a recepção das informações. Obra fundamental para jornalistas, profissionais ligados à gestão de pessoas e estudantes.
A obra Jornalismo Organizacional nos mostra de forma ampla, acessível e significativa vários pontos abordados pelos jornalistas, através da autora Marlene Branca Sólio que ,adentra nos seguintes assuntos: Confronto de verdades; Organizações - sistemas permeáveis; Contexto europeu e brasileiro; Jornalismo organizacional e os anos de 1960; Perfil dos leitores, que, no meu ponto de vista é um dos mais importantes pontos à serem pesquisados; Discurso gráfico; Principais falhas; Conselhos editoriais e seus aspectos; A recepção crítica, entre outros.
Um livro de suma importância para todos aqueles que buscam seguir a carreira de jornalista, que estão cursando comunicação social ou outros da área e, até mesmo para os amantes da profissão.
A obra Jornalismo Organizacional nos mostra de forma ampla, acessível e significativa vários pontos abordados pelos jornalistas, através da autora Marlene Branca Sólio que ,adentra nos seguintes assuntos: Confronto de verdades; Organizações - sistemas permeáveis; Contexto europeu e brasileiro; Jornalismo organizacional e os anos de 1960; Perfil dos leitores, que, no meu ponto de vista é um dos mais importantes pontos à serem pesquisados; Discurso gráfico; Principais falhas; Conselhos editoriais e seus aspectos; A recepção crítica, entre outros.
Um livro de suma importância para todos aqueles que buscam seguir a carreira de jornalista, que estão cursando comunicação social ou outros da área e, até mesmo para os amantes da profissão.
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Adorei a resenha!
ResponderExcluirseja muito bem-vinda Wanessa querida!
parabéns pela linda resenha!
lembrei dos tempos de faculdade de RP!
essa é uma parte que acho muito interessante
já fiz muito "house organ" gosto dessa ideia!
por isso tudo foi uma alegria especial ler sua resenha, massa demais!