domingo, 20 de maio de 2012

RESENHA - "ESTILHAÇA-ME" - TAHEREH MAFI



LIVRO  : “ESTILHAÇA-ME”
TÍTULO ORIGINAL: “SHATTER ME”
AUTORA: TAHEREH MAFI
TRADUÇÃO: ROBSON FALCHETTI PEIXOTO
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS – 304
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE AMERICANA/ROMANCE FANTASIA
ISBN: - 978-85-63219-90-9
 
CITAÇÃO: “Queria poder rechear a boca de gotas de chuva e encher os bolsos de neve. Queria poder traçar as veias de uma folha caída e sentir o vento beliscar o nariz.” (Pág. 36)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = Prateada e preta, brilhante e belíssima, com uma mulher linda de vestido branco, como se fosse uma explosão ao fundo. Condizente com a história do livro. Feita pela Equipe Novo Conceito.
(nota:   4,80 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO:  Folhas amareladas com letras pretas e um pouquinho maior do que a média, facilitando a leitura.
Capítulos são marcados por números grandes com logotipo como se fossem raios, simples.
Formato/Acabamento: 16x23x1,9
Peso:
0.445 kg
Preço Sugerido:
R$ 29.90
(nota:  4,50  de 5,00)
- ESCRITA: Em primeira pessoa, narrado por Juliette, a protagonista do livro. Tem certo toque poético.
* O que pode ser melhorado é a revisão, porque existem pequenos erros de ortografia.
(nota: 4,00 de 5,00)
RESUMO SINÓPTICO: “Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar.
Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela.

Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo.


Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos.


"Estilhaça-me" é um romance fantástico, que intriga, angustia e prende o leitor até a última página com uma história surreal que mistura amor, medo, aventura e mistério e traz um desfecho surpreendente.”
 
Juliette abandonada por todos, tem apenas 17 anos e se vê enclausurada, presa por anos em um hospital psiquiátrico. Tinha como companheiro apenas seu caderno enrolado e uma caneta quebrada, quase sem tinta, que economizava ao escrever. Algumas vezes repetia três vezes as palavras.
Adam era um militar infiltrado para descobrir se Juliette estava lúcida ou não e para tal tarefa, ele é colocado na mesma cela de Juliette. Ela logo o reconhece, haviam estudado juntos e ele era sua grande paixão escondida. Adam não dava sinal de tê-la reconhecido.
Warner chefe de um dos 3.333 setores do Restabelecimento, controla tudo com mãos de ferro tem apenas 19 anos e é um verdadeiro ‘carrasco’. Observa Juliette há muito tempo, sabe tudo sobre sua vida e pretende tê-la como aliada na guerra. Acaba  obcecado cada vez mais por Juliette.
Juliette apesar de todo poder que tinha, sentia-se inferiorizada e não suportava usar seus poderes, achava que era um fardo e sofre ainda mais humilhações, até descobrir que Adam poderia tocá-la sem ser machucado. Agora tinha um objetivo pelo qual poderia lutar...
CITAÇÃO: “Você é o único que sempre se importou. – Meus olhos se enchem de lágrimas e eu pisco para contê-las e sinto o fogo na garganta e tudo tudo tudo dói. O peso do dia inteiro estatela em mim, ameaça querbrar meus ossos. Quero chorar de felicidade, de agonia, de alegria e pela falta de justiça. Quero apalpar o coração da única pessoa que se importou.” (pág. 196)
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: O início do livro é um tanto estranho e enfadonho, com muita repetição de palavras feitas pela protagonista. Começa a fica bom mesmo depois do terceiro ou quarto capítulo, quando os fatos e acontecimentos vão se encaixando e se começa realmente a entender a história.
Daí por diante mergulhei inteiramente nesse romance intenso, tenso, doloroso e que mexe com o psicológico, nos faz questionar a índole e a personalidade das pessoas e até onde pode ir a sede de poder e dominação.
Um novo mundo é revelado, entretanto, não longe de nossa realidade natural, onde em breve não teremos mais água e alimentos livres de ‘envenenamento’ de algum tipo. É uma ficcção quase real e cheia de amor. O romance permeia todo livro, sem no entanto, se concretizar totalmente. 
O livro ao final, é surpreendente e vale muito a pena a leitura.
NOTA: 4,30 de 5,00
SOBRE A AUTORA: 
Tahereh Mafi é uma garota. Ela nasceu em uma cidade pequena em Connecticut e, atualmente, mora no Condado de Orange, Califórnia, onde o clima é um pouco perfeito demais para seu gosto. Quando não consegue achar um livro, ela é vista lendo embalagens de balas, cupons e receitas antigas. Estilhaça-me é seu primeiro romance. Você pode visitar o www.taherehmafi.com ou segui-la no Twitter (@TaherehMafi).
 
cheirinhos
Rudynalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...