terça-feira, 1 de maio de 2012

SOBRE MENINOS E LOBOS – Dennis Lehane



“Você já pensou em como a menor decisão que você toma pode mudar o rumo de sua vida?”

1975. Jimmy, Sean e Dave são amigos. Ou quase isso. Difícil dizer com meninos dessa idade. Certa vez estão brigando na rua quando um carro para e dois homens descem. Os homens dizem que são da polícia, e querem que os meninos entrem no carro. Jimmy e Sean se recusam. Somente Dave, o submisso e patético Dave, está aterrorizado demais para se rebelar. Ele embarca no carro com os estranhos, enquanto os outros dois meninos ficam olhando seu rosto sumir na distância. Dave só irá aparecer novamente quatro dias depois. Ele havia se transformado no Menino que fugiu dos Lobos.

2000. Os três meninos estão adultos. Jimmy é um ex-presidiário e gênio juvenil do crime, agora bem estabelecido com sua esposa e filhas. Sean tornou-se um policial, e agora está às voltas com um caso difícil: é a filha mais velha de Jimmy quem está desaparecida... Para tornar ainda mais árdua a investigação, lentamente as suspeitas parecem convergir para Dave, o desajustado e esquisito Dave...

Uma obra-prima! Só posso dizer isso a respeito desse livro. Um mestre da narrativa como poucos, Dennis Lehane alia um suspense de primeira e excelente policial a um olhar profundo e surpreendente sobre a vida. Um olhar que enxerga as infinitas conexões entre as ações e suas consequências, um olhar tão amplo que se aproxima mesmo do divino. Lehane cumpre muito bem a proeza maior do escritor: ele realmente criou um mundo e tanto em seu livro.

Já havia assistido por duas vezes à impressionante versão cinematográfica desse livro, dirigida por Clint Eastwood. A história me marcou tanto que quis ler o livro. A leitura só confirmou o que eu já sabia: Dennis Lehane é um escritor incrível!

3 comentários:

  1. Oi... Adorei a resenha, e a estória parece super cativante... E não muito comum.

    Adoro livros de investigação, me cativa realmente.

    Beijos,

    Sofia

    Lendo de tudo

    ResponderExcluir
  2. Caramba!
    Não conhecia até então. O livro parece ser bem interessante!!!

    Beijo,

    Wanessa Guimarães
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelos comentários queridas!

    Ah leiam sim esse livro é muito bom!

    Também recomendo muito o "Paciente 67" ("Ilha do Medo"), do mesmo autor!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...