domingo, 6 de maio de 2012

TRANSFORMAÇÕES – Hermann Hesse



Lindo! Encantador! Profundamente poético! Isso é Hermann Hesse!

Esse pequeno grande livro originou-se de um manuscrito ilustrado pelo próprio autor, um conto de fadas inspirado pela segunda mulher de Hesse, a cantora lírica Ruth Wenger. O amor de Ruth surgiu na hora certa para salvar Hesse de um negro abismo: sua primeira esposa enlouqueceu e teve de ser confinada, o que somado às agruras da guerra e graves problemas financeiros, gerou em Hesse um severo esgotamento nervoso.


Ruth Wenger foi luz e cor na vida de Hesse, e é isso o que sentimos ao ler essa encantadora alegoria sobre a complementaridade dos opostos e sobre o eterno ciclo de transformações, o eterno devir que constitui a matéria-prima do mundo. Mal posso expressar a minha emoção ao finalmente ver um dos desenhos de Hesse (que chegou a viver da pintura durante um curto período), após tanto tempo sonhando com isso.



Como a história é muito curtinha, complementam a edição alguns poemas selecionados de acordo com o tema central de “Transformações”: “o significado das cores, o conceito de felicidade, de capacidade de se transformar e a disposição para mudar e, não por último, a bipolaridade”.

Enriquecedor também é o posfácio escrito por Volker Michels (de onde tirei a citação acima), que traz uma análise filosófica do texto e muitas informações biográficas sobre Hesse.

Não há autor que eu ame tanto quanto Hermann Hesse! Ler seus livros sempre me deixa repleto de vontade de me tornar um ser humano melhor.

2 comentários:

  1. Que agradável surpresa encontrar Hermann Hesse aqui! Descobri ele há pouco tempo, não li muito, só trechos, mas me encantei. Quero ler o mais famoso dele, que acho que é "O Lobo das Estepes" ou coisa assim. Ele é encantador! Outra que eu indico é Hilda Hilst!
    Brigada pelos comentários no meu blog, pela força!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Leila! Ah sou suspeito para falar de Hesse, considero-o um dos últimos estágios da evolução humana! Já li os principais duas vezes... estou terminando de reler Sidarta, maravilhoso! Recomendo "Viagem ao Oriente" também!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...