sexta-feira, 8 de junho de 2012

RESENHA "“SOBRE DEUS, MORTE, AMOR E OUTRAS MENTIRAS SINCERAS” (LITERATURA NACIONAL)

LIVRO  : “SOBRE DEUS, MORTE, AMOR E OUTRAS MENTIRAS SINCERAS” (LITERATURA NACIONAL)
AUTOR: DAVID MATTOS
EDITORA  : PERSE
PÁGINAS –237
1ª EDIÇÃO 2011
CATEGORIA: CONTOS/FICÇÃO
ISBN: - 978-85-64280-01-4
 Sobre deus, morte, amor e outras mentiras sinceras
CITAÇÃO: “Não me conformo termos sido tão breves, que merda, poderíamos ter durado só uns cinco minutos a mais, tempo suficiente para um ou os dois beijos, que fosse, daqueles bem dados, daqueles que fazem querer mais beijos, talvez uma mão aqui, outra ali, talvez quatro mãos ansiosas e nervosas se procurando sem saber quais as fronteiras que lhe estariam liberadas.” (conto ‘Beija eu’, pág. 85)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = Achei um tanto estranha, psicodélica. Uma figura de mulher com um facão, o rosto dividido e uma das partes, escorre uma lágrima. Gostei das cores pretas e vermelha.
Tipo de Capa: Capa Cartão
(nota:   4,00 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO: O livro tem sumário, agradecimento, 42 capítulos com números e título; bem completinho. As folhas são brancas com letras pretas medianas. Simples, mas de fácil leitura.
Acabamento: Brochura Sem Orelha
Papel: Offset 90gr
Formato: 14x21
(nota:  4,00  de 5,00)
- ESCRITA: Os contos são feitos em narrativas e/ou diálogos. Alguns escritos em primeira pessoa e outros em terceira pessoa.
*Pontos a serem reavaliados são os erros de ortografia e grafia. Precisa de revisão.
(nota: 3,50 de 5,00)
CITAÇÃO: “Cegou meu olho direito, deslocamento de retina.
Ele ficou todo culpado, chorou um oceano inteiro de culpa, pediu mil perdões. Mas disse que se eu o chamasse outra vez de ‘meu escravo’, me cegava também o olho esquerdo.
Eu desculpei.
Me juntei com um preto para afrontar meu pai.
Ele até que gosta de pretos, mas tem repulsa de viados.” (conto “Negro amor” – pág. 128)
RESUMO SINÓPTICO: “Sobre deus, morte, amor e outras mentiras sinceras" é uma reunião de contos do escritor David Mattos, nos quais o autor aborda principalmente as nuances nem sempre politicamente corretas que envolvem os relacionamentos de um modo geral, a fé e a relação das pessoas com suas crenças, procurando tratar a tríade amor-deus-morte ora pendendo para o humor, ora para um enfoque frio e seco sobre os sentimentos que moldam o olhar que todos temos sobre as coisas que nos rodeiam”. 
Retrata em alguns contos, tragédias familiares, comportamentos sociais distorcidos, dor e sofrimento. Tudo muito diante da realidade que muitas vezes se quer ver escondida ou oculta. 
CITAÇÃO: “E depois das incertezas iniciais que aquela nova realidade apresentava a ela, percebeu que, por incrível que pareça, havia sim beleza no mundo. E nada mais ao seu redor lembrava o cinza frio do medo. As cores ainda eram discretas, mas eram ternas, frescas e apaziguadoras. Ofereciam uma paz tão plena que ela perguntava-se se alguma vez já havia sentido algo tão parecido.” ( conto ‘Antes só’ – pág 202)
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: O autor aborda temas fortes como pedofilia, homossexualismo, agressão, incesto, religião, morte, traição e outros. Escreve de forma direta e por vezes hilária, entretanto, aborda assuntos até corriqueiros do nosso dia a dia, porém que preferimos manter escondidos, ocultos para que não nos façam questionar até nossa própria natureza instintiva.
É um daqueles livros que dá uma ‘chacoalhada’ na cabeça, nos coloca a pensar e reavaliar alguns tipos de comportamento e de que forma agiríamos caso determinado fato acontecesse em nossa vida. 
Além de tudo isso com uma linguagem nada sutil e até ‘chula’ com palavrões por vezes. A impressão que senti foi que o autor queria CHOCAR o leitor, tirar o leitor ‘do lugar comum’ e mostrar que a realidade é mais forte do que a que procuramos cobrir na redoma de vidro do nosso cotidiano. Diria que chega a ser cruel em certa parte, mas também tem alguns contos bem engraçados, que nos fazem rir, embora seja um humor cáustico.
NOTA:  3,50 de 5,00
 
Cheirinhos
Rudynalva

Um comentário:

  1. Olá Rudynalva, muito obrigado pela sua resenha, eu sou o autor do livro!

    Gostei muito das tuas análises, gostaria apenas de fazer uma breve explicação sobre a capa.

    ela foi feita por um artista plástico, inspirado no segundo conto do livro "Vermelho". O conto trata de uma mulher que assassina o marido num surto de TPM, e no dia seguinte, já presa, se arrepende do feito. Na capa, o lado direito retrata a mulher na TPM, fria, com a faca na mão. O lado esquerdo, atrás das grades (seios ranhurados) chora de arrependimento.

    Mais uma vez, obrigado pela sua resenha. Em breve devo publicar um romance, caso queiras, te mando um. Meu email é: david.mattos@gmail.com, é só confirmar o interesse que providenciarei o envio.

    Abraços, David Mattos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...