sexta-feira, 20 de julho de 2012

ASSASSINATOS NA RUA MORGUE e outras histórias – Edgar Allan Poe


Foi com muita alegria que voltei a esse mundo fantástico e tão querido de Allan Poe. Ganhei o livro de amigo secreto ontem e no mesmo instante comecei a devorar essas páginas tão amadas!

Além dessa clássica história, que aqui recebeu o título de “Assassinatos na Rua Morgue” (mais fiel ao original “The Murders in the Rue Morgue”), a edição que ganhei traz ainda cinco outras histórias:

* “O demônio da perversidade” – aqui Poe apresenta a interessante ideia de que muitas vezes somos compelidos a fazer algo pela única razão de que não devemos... há algum fundo de verdade nessa ideia!

* “Hop-Frog ou Os oito orangotangos acorrentados” – ainda não conhecia essa história! Escrita num estilo bem diferente do habitual de Poe, numa linha de contos de fada.


* “Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar” – outra clássica! Muitas das histórias de Poe nascem de ideias bem originais, como é o caso dessa: é possível hipnotizar alguém que está prestes a morrer?

* “O gato preto” – megaclássico!!! Confesso que até hoje tenho medo dessa história!!!

* “Nunca aposte sua cabeça com o Diabo” – finalmente pude reler essa história, que li pela primeira vez ainda criança, com 11 ou 12 anos. E finalmente pude desfazer um grande malentendido. O final da história havia me deixado estupefato na época, e só agora pude ver que o texto todo tem um tom irônico e de deboche, que meu olhar infantil não havia captado...

Viva Edgar Allan Poe!!!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...