domingo, 8 de julho de 2012

A MORTE E A MORTE DE QUINCAS BERRO DÁGUA – Jorge Amado


Uma pequena obra-prima de nossa literatura, trazida ao mundo por um mestre em seu apogeu. Assim é “A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua, considerada por Vinicius de Moraes como a melhor novela já escrita no Brasil!

Motivo para tanto entusiasmo não falta. É primorosa a narrativa de Jorge Amado nesse livro. Com pouquíssimas palavras ele consegue dar vida a cada personagem. Com uma ou duas sentenças, cria toda uma situação dramática, riquíssima em sugestões. Tudo com uma aparente facilidade, com uma simplicidade de gênio!

Muito mais é dito que sugerido nessa deliciosa crônica de costumes, com tanto sabor de Bahia! Tem muito coentro, muito dendê, e também uma boa talagada de cachaça em cada palavra!

Com uma história que parece despretensiosa, Jorge investiga fundo, torna-se universal. Com a narrativa de uma morte (misteriosamente acontecida duas vezes, coisas que só acontecem na Bahia), ele fala sobretudo da vida, do que lhe dá sentido.

Um lindo e debochado cântico sobre a liberdade!

Lembro de ter lido na escola, sem ter gostado tanto. Foi preciso que eu mesmo caminhasse como leitor para poder perceber melhor a grandeza e o brilho de Quincas Berro Dágua!

Viva Jorge Amado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...