domingo, 8 de julho de 2012

O BURACO NA PAREDE – Rubem Fonseca


Uma descoberta surpreendente tive ao ler esses contos de meu escritor favorito. E não é que Rubem Fonseca é de fato um ser humano!

Nesse livro ele apresenta oito contos, cada um deles uma variação nesse universo tão bizarro e tão querido que podemos chamar de o Mundo de Rubem Fonseca.

O buraco na parede nos permite espiar o que está escondido, o que é vergonhoso ou pecaminoso. O buraco na parede é o furo na muralha do outro, o ponto fraco da armadura.

Já li vários livros de Rubem Fonseca, sempre com entusiasmo pela obra e admiração pelo autor. Acho que já li todos os que tenho dele duas vezes!

Isso significa que em breve voltarei a ler “O Buraco na Parede”...

Amei esse lindo presente ofertado pela querida Nil!


***

Farei um breve comentário de cada conto:

O BALÃO FANTASMA
Um belo exemplo do estilão Rubem Fonseca! Aqui ele faz um uso soberbo de uma técnica que estou apreciando cada vez mais! Em Rubem Fonseca, o “fantasma” é a subjetividade. Por detrás de uma linguagem totalmente objetiva, desprovida de qualquer sugestão emotiva (tal como o relato de um policial ou de um advogado, frequentes heróis de RF, um relato sem emoção, atendo-se aos fatos), há um apelo intenso à subjetividade. Vivenciamos as emoções dos personagens não porque o escritor revela seus estados emocionais, mas pela crua apresentação dos fatos e das ações. Gênio!!!

A CARNE E OS OSSOS
Uma narrativa escatológica, ou seja, sobre os fins últimos do homem. E talvez por isso o autor use e abuse da outra acepção da palavra escatológico, em algumas passagens bem nojentas. Aqui RF faz uso de uma ironia amarga, sem esperanças.


IDIOTAS QUE FALAM OUTRA LÍNGUA
Aqui Rubem Fonseca adota o tom farsesco em uma história contada como uma peça de teatro. Senti um cheirinho de Nelson Rodrigues em algum lugar. Algumas ideias bem interessantes, ao brincar com as diferentes linguagens do conto e da apresentação teatral.

O ANÃO
Essa história foi para mim um profundo aprendizado. As principais características dos livros de Rubem Fonseca estão aqui presentes, nas poucas páginas de um conto! É como um caldo Knorr de Rubem Fonseca! Tem o garanhão que se lamenta de suas proezas sexuais, tem as “mulheres-cavalos” que disputam o garanhão, tem situações bizarras e personagens insólitos misturados com uma filosofia irônica e pessimista. Não contém glúten.

ARTES E OFÍCIOS
Um dos que mais gostei! Estão presentes os mesmos ingredientes do conto anterior, mas de alguma forma o resultado foi muito melhor! Talvez seja o glúten.

ORGULHO
Genial! Muito bem escrito. Conciso e muito sugestivo.

PLACEBO
Novamente a escatologia, talvez uma das famosas “obsessões” de Rubem Fonseca. Aqui o lado sombrio é contrabalançado por um humor negro e mórbido.

O BURACO NA PAREDE
Essa história foi crescendo na minha cabeça, depois que li. Só percebi o mote genial justamente quando estava escrevendo a resenha, e fiquei tão pasmo que acabei interrompendo o texto por ali mesmo! Aqui Rubem Fonseca faz uma homenagem absolutamente brilhante a Hitchcock. Genial é pouco! Lembram do filme “Psicose”? Também tinha um buraco na parede...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...