domingo, 1 de julho de 2012

MOSCA-VAREJEIRA – Patricia D. Cornwell



Patricia D. Cornwell é a autora de uma aclamada série de romances policiais que fazem bastante sucesso nos Estados Unidos. Sua protagonista, a dra. Kay Scarpetta, foi premiada em 1999 com o Sherlock Award de melhor detetive criado por um autor americano. Dois livros da série foram igualmente premiados: “Post-mortem” recebeu o Grande Prêmio Francês de Literatura Policial e “Desumano e Degradante” foi laureado com o Gold Dagger Award de 1993.

Por tudo isso, só posso crer que os outros livros da série devem ser bem melhores que esse “Mosca-Varejeira”. É claro que há evidentes qualidades nessa obra, começando pela capa que é primorosa! A combinação desse título com a espertíssima foto em PB dos olhos de um jacaré fazem uma combinação praticamente irresistível para os que tem um “gosto por morte”, como bem diagnosticou a incrivelmente venenosa P. D. James (vide resenha aqui na comu).

De certa forma, Patricia Cornwell poderia ser vista como uma herdeira de meu amado Ed McBain, uma vez que o fascínio maior da história reside na detalhada descrição de procedimentos policiais. Cornwell, por ser mais contemporânea, segue uma linha “C.S.I.”, esbanjando detalhes técnicos sobre ferimentos, coleta de DNA e equipamentos ultra-avançados.

No entanto quem saiu mais beneficiado com a leitura não foi meu lado “leitor”, e sim meu lado “aprendiz de feiticeiro”. Encontrei diversas falhas na trama que irritaram o leitor, mas fizeram a alegria do aprendiz! Principalmente porque todas as falhas que percebi no texto de Cornwell são falhas que encontro em meus próprios escritos! Então o aprendizado foi certamente muito valioso, e é do tipo que só aumenta com o passar do tempo!

Por isso sou muito grato por ter lido esse livro! Só não vou contar que falhas foram essas, para que no futuro minhas próprias palavras não sejam usadas contra mim!!!

Valeu Nil querida, por essa bela experiência!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...