domingo, 1 de julho de 2012

RESENHA - "ALEXANDRA SALOMÉ - A RAINHA DOS JUDEUS" - CAROLINA PORTOLIVEIRA (LITERATURA NACIONAL)



 LIVRO  : "ALEXANDRA SALOMÉ - A RAINHA DOS JUDEUS" (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: CAROLINA PORTOLIVEIRA
EDITORA  : BARAÚNA
PÁGINAS – 584
1ª EDIÇÃO 2011
CATEGORIA: FICÇÃO HISTÓRICA/LITERATURA NACIONAL
ISBN: - 978-85-7923-413-2
 ALEXANDRA SALOMÉ - A Rainha dos Judeus
CITAÇÃO: "À luz do dia, o palácio parecia maior e mais bonito. Seus enormes corredores eram cheios de portas entalhadas de madeira clara, e no final daquele havia duas colunas com delicados capitéis ornados com anjos e animais. Descansando diretamente nelas, um arco elevava-se até quase o teto.De ambos os lados, grandes tocheiros. Saindo debaixo do arco, uma grande escada de mármore abria em leque para um grande salão." (pág. 77)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = Capa a toda em amarelo e laranja, demonstra uma muralha em ruínas; feita por Cadu Porto de Oliveira. 
(nota:   4,00 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO: Projeto gráfico de Tatyana Araújo e gravuras de Carolina Portoliveira. 
Completíssimo com: agradecimento, nota da autora, mapa (que é um diferencial importante para se ter noção da localização das cidades descritas no livro), sumário, cronologia, bibliografia e 58 capítulos com gravuras, letra romana e título. Folhas levemente amarelada com letras pretas mediana, de fácil leitura.
Formato 14 x 21 
(nota:  4,50  de 5,00)
- ESCRITA: Revisão de Henrique de Souza e Claudia Portaluppi. Narração em 3ª pessoa, condizente com a época da antiguidade, embora a linguagem seja coloquial. Alguns diálogos em 2ª pessoa.
(nota: 4,50 de 5,00)
CITAÇÃO: "Acordou assustada com os solavancos no carro. Puxou a cortina e olhou para fora. O sol começava a aparecer atrás das montanhas. Atravessaram o rio, que de dia parecia menor. Os comandantes aceleravam seus corcéis ladeando os batalhões e gritando ordens." (pág. 304)
RESUMO SINÓPTICO: "Alexandra Salomé é uma narrativa real, cujos fatos são romanceados de forma vibrante, com sucessivas aventuras. Salomé é uma adolescente judia de Maressa, uma pacata aldeia ao sul da Palestina, que, quando da chegada do pai de uma de suas muitas viagens, vê a vida se transformar de forma radical: a menina, que vivia numa torre tranquila da Fortaleza de Maressa, torna-se mulher no agitado palácio dos asmoneus, em Jerusalém. Obrigada a esquecer seus sonhos românticos e a se submeter a seu marido, um velho tirano, a jovem se fortalece sem tornar-se indiferente ao sofrimento de seu povo e, mesmo sob uma cultura religiosa, que desvaloriza a mulher, consegue se impor, enfim realizando seus sonhos e vivendo um grande amor.... Salomé torna-se uma grande rainha da história judaica, comparável à grande Cleópatra: seus feitos superam os da rainha Ester, deixando sua marca não só em Jerusalém, como também em toda a Palestina. Uma história imperdível, para aqueles que gostam de grandes histórias. "
Romance histórico que se passa no Século I A.C., baseado em fatos reais sobre a vida da Rainha Salomé (Alexandra) na Judéia, mostra a cultura judaica de 300 anos A.C.
CITAÇÃO: "Num dia tranquilo, quando todos estavam atarefados, o rei chegou a Jerusalém. Deixou suas tropas aquarteladas pelos arredores dos muros e atravessou a cidade em direção ao palácio. Antes que ele chegasse, a rainha já fora informada e o aguardava na entrada." (pág. 438)
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: Confesso que me surpreendi com esse livro e com o lirismo poético descrito pela autora. Como gosto muito de história, a descrição bem detalhada dos lugares, situações e do caráter/personalidade das personagens tornam a leitura bem dinâmica e interessante.
A maneira como a autora 'floreia' o amor de Salomé por seu segundo marido, mesmo ele sendo um guerreiro nato e a deixando no comando do povo e do reino enquanto está em batalhas constantes, não diminui a força interior da protagonista e ao contrário, demonstra o quanto ela se fortifica a cada nova experiência, administrando de forma precisa e concisa os conflitos entre fariseus e asmoneus, sem no entanto, perder a crença e a fé em Seu Deus.
Fiquei encantada e totalmente envolvida com a narrativa ainda mais por aprender que já antes mesmo do nascimento de Cristo, as mulheres tentavam se impor em uma sociedade completamente dominada pelos homens e machista ao extremo.
Salomé foi uma verdadeira heroína para sua época, mulher admirável, de fibra e princípios arraigados. Personagem totalmente apaixonante e precurssora da libertação feminina.
O livro não é enfadonho, ao contrário, é cheio de aventuras e desventuras envolventes e o melhor, baseado em fatos reais, acontecidos em época pouco conhecida, o que mostra o quanto a pesquisa foi importante para a escritora para formulação dos personagens e dos relatos.
Aprovadíssimo, principalmente para quem se interessa por história e por conhecimento.
NOTA: 4,80 de 5,00
 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro
SOBRE A AUTORA: 
 
Carolina Portoliveira. Nasceu em São Paulo, capital, porém passou a infância e a juventude no Paraná. Filha de um agricultor e desbravador no norte do Paraná, quando pequena viveu com sua família um torvelinho de aventuras, viajando muito e morando em diversos lugares. Logo cedo, a leitura passou a fazer parte importante de sua vida. Ainda jovem, voltou para São Paulo, onde se formou em Pedagogia e se casou com o advogado Álvaro, com quem teve dois filhos.
PARA COMPRAR, VISITE!
 Cortesia Editora Baraúna.
 
cheirinhos
Rudynalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...