terça-feira, 10 de julho de 2012

RESENHA - "AQUEÇA MEU CORAÇÃO" - NANDA MEIRELES (LITERATURA NACIONAL)



LIVRO  : "AQUEÇA MEU CORAÇÃO" (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: NANDA MEIRELES
EDITORA  : MODO TRADICIONAL
PÁGINAS –187
1ª EDIÇÃO 2012
CATEGORIA: ROMANCE JUVENIL
ISBN: - 978-85-7961-477-2


 Aqueça Meu Coração
CITAÇÃO: "O que estava acontecendo comigo? Lembro da música que tocava quando encarei a estranha. Coincidência? Talvez, mas eu realmente precisava de muita paciência para entender porque tudo referente a ela era tão diferente..." (pág.  67)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = de Renato Klisman.
(nota:   4,50 de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO: de Marina Ávila. Com 18 capítulos numerados e com logotipo, tem nota final e epílogo.
Fim diferenciado.
(nota:  4,50  de 5,00)
- ESCRITA: em narrativa feita em 1ª pessoa por Raquel, a protagonista principal do livro.
Revisão feita por Danilo Barbosa.
(nota: 4,70 de 5,00)
CITAÇÃO: "- Costumes, assim como as regras, foram feitos para serem quebrados - o comentário da madre me fez arregalar os olhos, tanto pela confirmação do sorriso maroto que vi em seu rosto enrugado, quanto pelo significado incumbido em suas palavras. " (pág. 94)
RESUMO SINÓPTICO: 

Raquel é uma adolescente comum e resolve contar uma parte da sua história de vida. Tem 19 anos e é filha única. Sua mãe Ariel morre após um acidente e ao dar a luz à ela. Carlos, seu padrasto, a cria como filha amada, mesmo com simplicidade. A avó Cleo ajuda na criação. Regina e Carina são suas melhores amigas.
Moram no Rio de Janeiro e ela adora. O pai trabalha como auxiliar de serviços gerais e de repente recebe uma promoção para ir trabalhar em Porto Alegre no RS. Foi tudo inesperado, porém a felicidade os dominou, já que esperavam há anos por uma promoção para o pai.
Repentinamente Raquel se vê em uma nova escola, novos colegas, nova cidade e vários acontecimentos inesperados e surpreendentes, que alteram de vez seu destino e o destino de sua família. Além da descoberta do amor verdadeiro....
CITAÇÃO: "Nem sei o que ia falar naquele momento, antes dele me beijar novamente.
Foi tão bom quanto antes, mas ainda sim diferente. Foi esperado, surpreendente. A noite e a temperatura começavam a cair em num minuto eu sentia frio e no outro estava envolvida no confortável e quente abrigo de seus braços.
Estava de volta ao meu lar. É difícil explicar, meu pai e minha avó eram minha família, ao lado deles eu era feliz. Mas eu sempre soube que faltava algo para me sentir completa.
Faltava o amor.
Faltava ele." (pág. 133)
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

Aqueça seu coração é um romance adolescente e como tal, controverso e cheio dos dilemas vivenciados por essa fase. Descobertas, surpresas, reações inesperadas, todos sentimentos conflituosos vividos por essa fase. O diferencial é que a escritora conseguiu formar uma protagonista jovem, porém cheia de vivacidade e experiências que a tornaram forte, doce, sábia, otimista e sempre cheia de amor em seu coração, apesar das dualidades.
Em uma linguagem bem moderna que faz com que o leitor se identifique com as personagens bem construídas, a autora consegue envolver e conquistar a cada página. Consegue manter um mistério guardado até quase o final do livro e ainda usa de artifícios lúdicos nas diversas atividades executadas no ambiente escolar onde se passa parte do enredo. 
Mostra o quanto o espírito de equipe, a competitividade e o trabalho em grupo dão resultados positivos. Mostra como o verdadeiro amor, independente de laços consanguíneos, pode ser perpetuado e fortificado com o passar do tempo. 

Mostra como o poder do perdão pode revigorar a alma e como a vingança é prejudicial e permissiva. Mostra ainda a realidade de um mundo esquizofrênico e perigoso. Tudo isso tendo o lirismo e o romantismo da descoberta do verdadeiro amor como pano de fundo...
A Nanda Meireles conseguiu unir todos os bons sentimentos em um livro intenso, ao tempo que sublime para quem consegue enxergar as grandes virtudes ditadas pela vida.
Aprovadíssimo!


 NOTA: 4,70 de 5,00
SOBRE O AUTORA:

 

 Fernanda Meireles, tem 26 anos e é carioca. 
Nasceu na cidade de Nilópolis e atualmente reside em 
Nova Iguaçu, ambas localizadas na Baixada 
Fluminense do Rio de Janeiro. Apaixonada 
pela leitura e tinha em seu coração o desejo 
de escrever a própria história, mas foi só no ano 
de 2009 que abraçou realmente esse sonho. 
EDITORA MODO:
cheirinhos
Rudynalva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...