segunda-feira, 16 de julho de 2012

SOMBRAS DA NOITE – Stephen King


Stephen King parece ter nascido com uma estranha vocação: transportar, ao menos no imaginário das pessoas, os sombrios castelos e as criaturas pavorosas da Transilvânia para o insuspeitado estado do Maine, no coração dos Estados Unidos. E não é que ele conseguiu?

“Sombras da Noite”, coletânea de contos, foi um dos primeiros livros publicados por King. E também um dos primeiros dele que eu li, há muitos anos atrás. Voltar a ler esse livro agora foi uma bela oportunidade de reencontrar um autor que por um bom tempo foi o meu favorito, e revê-lo com novos olhos.

Ficou evidente, nessa segunda leitura, que King estava aqui em processo de franca maturação, aprimorando e desenvolvendo seu estilo e suas ideias peculiares. Sua grande contribuição criativa foi a de trazer o sobrenatural para fora das criptas empoeiradas e associar o terror aos elementos da vida moderna: automóveis, máquinas industriais, clínicas luxuosas, bares e outras facetas do cotidiano norte-americano.

Uma surpresa foi perceber a força da influência de Lovecraft, que adquire um tom de escancarada homenagem em “Jerusalem’s Lot”, mas está presente em vários outros contos. Creio que King via a si mesmo como o legítimo sucessor de Lovecraft, coisa que ninguém pode contestar.

Amei desarvoradamente esse livro quando o li pela primeira vez, na adolescência. A obra de King saciou à exaustão uma fome que eu sentia de fantasia e medo. Alguma coisa desse fascínio original se perdeu para mim. Mas alguma coisa da velha paixão ainda se mantém!

Sou grato a Stephen King pelas longas horas que me manteve grudado em seus livros, com os nervos à flor da pele. Viva Stephen King!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...