terça-feira, 28 de agosto de 2012

BRANCA DE NEVE & ROSA VERMELHA – Ed McBain


Gosto muito do estilo do Ed McBain. Essa história faz parte da série protagonizada pelo advogado Matthew Hope, cujos títulos sempre evocam os contos de fada (“Snow White & Rose Red” no original).

De um lado, temos Sarah Whitaker, a bela e jovem herdeira internada contra sua vontade em um asilo psiquiátrico. De acordo com sua mãe, Sarah havia tentado se matar. De acordo com a própria Sarah, a internação era um complô de sua mãe para lhe roubar a herança de mais de meio milhão de dólares. Eis a Branca de Neve.

Do outro, temos o corpo de uma mulher não identificada que aparece boiando em um rio no parque chamado Santuário dos Pássaros. O corpo estava irreconhecível depois de passar alguns meses debaixo d’água. Mórbido detalhe: ambos os pés da vítima foram devorados pelos crocodilos. A única pista para descobrir quem era a mulher morta era o vestido vermelho que estava usando quando entrou na água. Eis a Rosa Vermelha.

Matthew Hope é certamente uma variação interessante no tema do detetive policial. Esse é o terceiro dele que leio, e a cada vez gosto mais um pouco.

Ao fazer a resenha do livro “Like Love”, em julho de 2007, intempestivamente afirmei que meu estoque de livros de Ed McBain deveria durar até mais ou menos um mês antes do fim do mundo. Pois bem, agora só me restam três ou quatro dele para ler... então, para salvar o mundo e/ou para não passar por mentiroso, espero encontrar muitos outros livros do McBain para ler!



Fiquei com vontade de dizer mais umas coisinhas sobre esse livro, pois afinal minhas oportunidades de resenhar McBain estão ficando escassas...

Algo que me chamou a atenção foi que a história está construída principalmente no "suspense" e não no "mistério". Existe o jogo do "whodunit", mas a solução é bastante óbvia... e apesar disso, fiquei grudado na leitura até o fim. Desconfio que não foi por um lapso de McBain, e sim por habilidade!!!

Não é por acaso que McBain foi o autor do roteiro de "Os Pássaros", clássico do suspense dirigido por Hitchcock... aliás, nesse livro McBain faz até algumas brincadeiras a respeito, um quitute a mais para os fãs!

Quanto a Matthew Hope, a verdade é que acho ele meio bundão! Mas estou aprendendo a gostar dele cada vez mais! Pois realmente é inovador um detetive pamonha rarara!!!


Um comentário:

  1. Fabinho!
    Não conhecia o autor Ed McBain e gosto demais de romances policiais, fiquei bem curiosa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...