terça-feira, 18 de setembro de 2012

GERAÇÃO SUBZERO - Felipe Pena (Organizador)




Ah! O preconceito! Quão melhor seria o mundo sem ele! Presente em tudo quanto é canto ele também está no meio literário. Ou será exagero fazer tal afirmação?

Felipe Pena

Geração Subzero é uma coletânea de contos de autores “congelados pela crítica, mas adorados pelos leitores”. Esse livro, segundo o seu Organizador, Felipe Pena, é um manifesto daqueles que consideram que leitura também é entretenimento - definição não aceita por alguns críticos literários.

Na Comunidade Resenhas Literárias (CRL), desde a sua criação no Orkut em 2007, muito já foi falado sobre isso. Se as escolas oferecessem livros com boas histórias que proporcionasse prazer e não obrigação as crianças e os jovens leriam mais. É unanimidade nos tópicos que abordam esse assunto que a leitura rebuscada não atrai a atenção de um leitor tanto quanto aquela que é leve e lhe permite dar asas à imaginação sem muitos mais e porquês, além de acrescentar, de uma forma ou outra, algo para ele. Todo livro sempre acrescenta algo, né não? Nem que seja o registro para nunca mais gastar o nosso rico dinheirinho com livros daquele autor...rs...

A coletânea:
Geração Subzero reuniu contos que são um verdadeiro deleite para quem gosta de uma boa leitura, apostem nisso! E pra que tenham uma ideia...

Pedro Drummond

Cristais de Prata de Pedro Drummond me encantou! Tem um final surpreendente, me emocionou demais, demais. Menino, sua forma de trabalhar com as palavras é um regalo para mim. Aprecio sobremaneira. Parabéns! :)

André Vianco

André Vianco com seu conto A Canção de Maria me impressionou muito. Acho tocante a forma como Vianco descreve o sobrenatural. Suas histórias com crianças são belíssimas, sempre me enredam. :)

Helena Gomes

Para Sempre Um Dia de Helena Gomes é um conto belo, apesar de triste, poucas vezes durante uma leitura senti um desejo enorme de ser uma personagem dona de um super poder para interferir na história (sorte sua, menina,isso não iria prestar...rs...). :)

Thalita Rebouças

O conto de Thalita Rebouças, Maternidade, me deixou aflita, ora indignada pelo comportamento de Armando, mas, sobretudo, me fez “encarnar” o dito cujo. Gostei demais! :)

Parabenizo os demais autores que escreveram seus contos de forma tão cativante quanto os comentados. A escolha destes se deu pelo fato de eu já ter lido outros livros desses autores o que me permitiu comentar com mais propriedade. Espero em breve ter o prazer de conhecer outros trabalhos seus.

Um trecho da orelha do livro (adorei!):
“Os autores desse livro cederam seus direitos autorais para a ONG Ler é dez, leia favela, que forma leitores no Complexo de favelas do Alemão, no Rio de Janeiro. Como Silvestre da Silva, personagem de Camilo Castelo Branco no livro Coração, cabeça e estômago, os escritores da Geração Subzero colocam a cara na vidraça e esperam pelas pedras e flores. Mais pedras do que flores. Os trocadilhos vão causar indigestão e os intelectualismos, cefaleia. Mas o coração não será atingido.”

Pena, Drummond e demais autores recebam de minha parte muuuuiiiiitas flores, tenho certeza que esse livro será um marco importante nesse movimento de trazer para o leitor aquilo que o agrada e não o que uma minoria acha que deve agradar. Parabéns, de novo, a todos vocês!

Pessoinhas queridas, livro recomendadíssimo, não deixem de ler, tenho certeza que vão apreciar a leitura.

Amo vocês! :)

bj da angel ;)






Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...