terça-feira, 25 de setembro de 2012

LANÇAMENTO DO LIVRO CIDADE – Org. Antônio Mateus Soares


No próximo dia 27 de setembro, quinta-feira, às 18h00, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura no Shopping Salvador, Salvador – BA, será lançado o livro “Cidade: Pólis, Urbe, Desigualdade, Capitalismo, Meio Ambiente, Urbanização”, organizado pelos professores Antonio Mateus Soares e Flávio Assis.
O livro, com uma equipe interdisciplinar de escritores baianos, discute o fenômeno urbano a partir das diretrizes teóricas de abordagem marxista, buscando compreender como a cidade é capturada e colocada a serviço da lógica capitalista, no que refere ao jogo de exploração de classe.
A cidade produzida pelo sistema capitalista é programada para reproduzir em seu urbanismo a exclusão a partir de um padrão periférico de urbanização, que empurram os pobres, desempregados e negros para a periferia, como forma de assegurar as hierarquias urbanas e sociais.
O antagonismo se expressa arrogantemente sobre o tecido urbano, que evidencia como a segmentação da cidade moderna segue aos direcionamentos da dialética econômica, beneficiando os bairros habitados pelas classes abastardas e precarizando, com múltiplas ausências de serviços e infraestrutura urbana os bairros pobres. Confira mais na resenha no COMENDO LIVROS
Os escritores Antônio Mateus e Anna Carvalho.
imagens: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...