domingo, 23 de setembro de 2012

O MISTERIOSO SR. QUIN – Agatha Christie




Um livro à parte na extensa obra da Rainha. Não lembro de ter lido nada parecido escrito por ela. “The Mysterious Mr. Quin” (no original em inglês) traz doze contos de Mr. Harley Quin, o Arlequim, e seu alter-ego Mr. Satterthwaite. Fiquei imensamente curioso para saber o que passava pela cabeça de Agatha ao escrever esse livro!

Sinto que ela viajou na fórmula célebre do “Detetive e seu Ajudante” (Holmes e Watson, Poirot e Hastings etc.), chegando à conclusão de que os dois são partes complementares de uma mesma pessoa. Daí a criação dessa dupla ímpar na história do romance policial, algo que beira o místico e o romântico.

A minha viagem foi a seguinte: Satterthwaite (eta nomezinho) é a Anima aflorada, e Quin o Animus corporificado. Me pergunto se Agatha leu Jung.

A parte policial das histórias fica quase em segundo plano, o que permite a Agatha fazer considerações bem mais extensas que o habitual sobre a natureza humana. Algumas vezes ela parece incrivelmente ingênua, em outras maravilhosamente profunda. Essa é a Agatha que nós amamos!



Angel meu bem, lembrei de você demais ao ler esse livro!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...