domingo, 23 de setembro de 2012

A HORA DO VAMPIRO – Stephen King



Esse foi o segundo livro publicado por King, logo depois de “Carrie”, em meados da década de 1970. O título inicial do livro era “Second Coming” (algo como “A Segunda Vinda”), mas King acabou seguindo a sugestão da esposa de trocar, pois o título lhe parecia o de uma história ruim de sexo (pois “Second Coming” também pode ser traduzido como “O Segundo Orgasmo”). King resolveu então batizar o livro como “Jerusalem’s Lot”, mas os editores acharam melhor abreviar para “Salem’s Lot”, para não ficar com uma cara muito religiosa. Ao ser lançado no Brasil, durante a década de 80, seguindo a coqueluche em cima do filme “A Hora do Espanto”, o livro de King foi rebatizado como “A Hora do Vampiro”. Ufa!!!

Achei legal falar sobre esses títulos todos, pois o primeiro deles mostra a concepção original do autor nessa obra. Ele imaginou como seria uma “segunda vinda” de Drácula, acontecendo nos dias de hoje. Primeiro King concebeu esse retorno acontecendo em uma cidade grande, tal como Nova Iorque, mas logo descartou a ideia: “o vampiro seria atropelado por um táxi no primeiro dia”!

E só então surgiu a ideia de ambientar o retorno de Drácula em uma pequena cidade americana. Creio que isso acabou tendo uma importância ímpar para Stephen King ter criado todo o seu universo terrorífico girando em torno das cidadezinhas do Maine...

Sobre o livro: li pela primeira vez durante a adolescência. Considerei um dos melhores livros de King, e sem dúvida o melhor livro de vampiro que eu havia lido. Lendo agora pela segunda vez, percebo que o livro envelheceu um pouco, depois de tantas e tantas revisitações que o tema do vampiro vem recebendo. Ainda assim, lendo pela segunda vez, e no computador ainda por cima, fiquei grudadinho na leitura da primeira à última página. A história perdeu o impacto da originalidade, mas continua sendo a melhor história de vampiro que já li.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...