quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ACHADOS E PERDIDOS – Luiz Alfredo Garcia-Roza



Aprendi muito com esse livro. Não posso dizer que minha leitura foi imparcial, pois a leitura foi focada nos aspectos técnicos, mais que na história em si. Ler um romance policial brasileiro é uma oportunidade rara de aprendizado.

Foi um interessantíssimo passeio pelo grande salão dos espelhos. Percebi melhor meus próprios erros e acertos.

Sobre a narrativa de Garcia-Roza, penso que o seu encanto vem de uma certa qualidade onírica com que os acontecimentos vão se sucedendo. Os fatos não são encadeados por uma cadeia lógica de causa e efeito, mas como que pela vontade inconsciente do sonhador/escritor, em um jogo bem mais instigante que o da tradicional adivinhação policial. Como personagens de romance, os atores da história muitas vezes parecem bidimensionais. Como personagens de sonho, no entanto, adquirem profundidades insuspeitadas, de múltiplos e ambíguos simbolismos.

“Tão pouco índio, mas tão brasileiro!” – Já dizia Manuel Bandeira.

Viva Garcia-Roza!!!



***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o meu livro, O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):




Um comentário:

  1. A literatura nacional tem me envolvido a priori nos últimos dois anos e o universo dos autores brasileiros cada vez mais desenvolvidos.
    Não tive oportunidade ainda de ler nenhum romance policial do Garcia-Roza, mas tenho boas referências.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...