quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O ASSASSINATO DE ROGER ACKROYD - Agatha Christie



Tudo considerado, penso que esse é o melhor romance policial já escrito!!!

Li pela segunda vez agora, e se for possível digo que gostei ainda mais dessa obra-prima da literatura de mistério.

Uma vez que eu já sabia muito bem quem era o culpado, reservei essa leitura para o exclusivo deleite de apreciar a maestria de nossa Rainha ao tecer, enrolar e revelar sua trama! Achei muito apropriada a observação dos editores ao final do livro:

“Ao longo do tempo, também sua técnica se manteve inalterada: desafiar o leitor a resolver uma equação nascida sob mil detalhes secundários; mas, no último instante, a montagem da narrativa, aparentemente complexa, é reduzida a uma simplicidade absoluta, e o efeito final é o de uma catarse que deixa o leitor extenuado mas satisfeito com o jogo intelectual que lhe é proposto.”

Aproveitei também essa segunda leitura para identificar o porquê de “O Assassinato de Roger Ackroyd” ser tão superior à maioria dos outros livros de Agatha e, sem dúvida, também aos livros de outros autores do mesmo gênero.

Evocando novamente o maravilhoso aprendizado que tive com Hermann Broch e seu “Os Inocentes”, esse autor propõe que todo romance deve expressar uma totalidade. Pois então. Em raros momentos na literatura policial essa totalidade foi tão bem alcançada quanto nessa obra-prima de Agatha Christie.

Raríssimas vezes as tramas e personagens secundários são construídos com tanto esmero, cada detalhe ligado a outro e assim por diante, numa verdadeira teia de pistas e despistes... Em um determinado ponto da leitura tive a nítida impressão de ouvir os instrumentos de uma orquestra, como se o livro fosse uma inspirada sinfonia repleta de belíssimos contrapontos...

Romance policial é Arte sim senhor!!!

Para quem tiver olhos para ver, sem dúvida!!!



***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o meu livro, O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...