segunda-feira, 5 de novembro de 2012

GLADLY THE CROSS-EYED BEAR – Ed McBain




Creio que esse livro não saiu em português. Se assim fosse, teria sido um desafio e tanto para o tradutor, pois quem imaginaria o público brasileiro consumindo um romance policial intitulado “Gladly, o Urso Zarolho”???

O título é um trocadilho com um antigo hino cristão, que diz: “Gladly the cross I’ll bear” (“alegremente suportarei a cruz”). Esse hino teria inspirado uma designer de brinquedos a criar o seu ursinho de pelúcia estrábico, que precisa de óculos corretivos para enxergar bem. O advogado Mathew Hope aparece quando a designer, que por sinal também é estrábica, é acusada de ter plagiado o ursinho de seu antigo empregador, a fábrica Toyland. É claro que logo alguém aparece morto, para complicar a história. Na trama paralela, temos uma viciada em crack, um sequestro marítimo e possivelmente o início de um caso de amor. Tudo conduzido com a eficiência de sempre pelo mestre McBain.

Achei a estruturação da história muito parecida com a da saga do 87º Distrito, principal série criada pelo autor. Além das tramas paralelas, há o uso constante de elementos gráficos, que tornam a leitura mais interessante.

Certamente não foi o melhor que li dele. Mas foi uma boa diversão para quem estava com saudades do estilão de Ed McBain.



***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:
http://youtu.be/Umq25bFP1HI

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):


Um comentário:

  1. Fabinho!
    Não li nada do autor ainda e mesmo não sendo um dos melhores dele, achei a resenha interessante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...