sexta-feira, 2 de novembro de 2012

RESENHA - "UM ANO INESQUECÍVEL - UM GRANDE AMOR NEM O TEMPO PODE APAGAR." - RONALD ANTHONY




LIVRO  : "UM ANO INESQUECÍVEL - UM GRANDE AMOR NEM O TEMPO PODE APAGAR."
TÍTULO ORIGINAL: THE FOREVER YEAR
AUTORA: RONALD ANTHONY
TRADUÇÃO: MAYSA MONÇÃO
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS – 303
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE AMERICANA/ROMANCE
ISBN: - 978-85-8163-033-5


 Um Ano Inesquecível
CITAÇÃO: "-Não, 'lute por isso' é muito banal. A mensagem é que há um motivo pelo qual devemos enfrentar tantas desavenças. É um momento no qual há um milhão de coisas que podem dar errado e provavelmente darão. A única coisa que faz as pessoas não desistirem é a absoluta convicção em sua inspiração e um amor incondicional pelo que fazem. " (pág. 282)
 
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = de Jorge Parede tem tudo haver com o enredo do livro. Um casal jovem, homem na frente e moça atrás e abaixo do título, um idoso com ar pensativo.
(nota:  4,50  de 5,00)
 
-DIAGRAMAÇÃO:   
Feita pela Futura Brendon Wiermann.
Logo no início se vê a diferenciação da diagramação. As duas primeiras páginas são metade cinza e metade amarelada.
 
Com dedicatória, agradecimento e trinta capítulos numerados.
 
As páginas amareladas com letras acima da mediana e pretas, ótimas para leitura. Nas bordas superiores  das páginas tarjas cinzas com título do livro.
 
Formato/Acabamento: 16x23x2,3
Peso: 0.43 kg
(nota: 4,50  de 5,00)
 
- ESCRITA: Preparação do texto feita por Mila Fernandes e revisão feita por Sandra Brazil e Lívia Fernandes.
 
Narrativa intensa em primeira pessoa mais na visão de Jesse, o protagonista principal ao lado de Mickey.
 
(nota: 4,50  de 5,00)
 
CITAÇÃO: "Por outro lado, eles não haviam topado com um obstáculo que os levaria a um declínio, pois eram tão unidos e gostavam tato um do outro que conseguiram afastar os problemas. Talvez pensassem mesmo que, quando se respeita e se quer bem ao outro, pode-se manter a chama da vitalidade." (págs. 297/298)
 
RESUMO SINÓPTICO:   
Mickey Sienna tem 83 anos estava viúvo há 4 anos e sem perspectivas de futuro; após quase tocar fogo no apartamento, os filhos Denise, Matty, Darlene e Jesse  se reúnem para resolver o que fazer com ele. Não poderia mais viver só. 
 
Jesse é o caçula da família e está com 32 anos, porém ficou sempre a margem diante dos irmãos. Quando nasceu, Denise que era a mais jovem, já tinha 12 anos, nunca escutavam o que dizia e ele passou a ficar calado nas reuniões. Quando os irmãos mais velhos decidem colocar o pai em um abrigo, Jesse se rebela e diz que ficará com ele em casa. 
 
Era solteiro convicto e não acreditava no amor. Suas experiências anteriores eram frustrantes e mesmo o casamento de seus pai parecia sem grande paixão. Namorava Marina há uns seis meses e a achava especial, no entanto, não queria um envolvimento mais sério.
 
Quando Mickey conhece Marina sabe que ela é única e percebe que Jesse não está tão envolvido quanto Marina merecia e resolve contar sobre o grande amor de sua vida, vivido há mais de 50 anos... um amor que se tornou eterno...
 
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 
O autor conseguiu colocar em palavras um romance fascinante, cheio de sensibilidade e romantismo, sem ser piegas (se é que isso pode acontecer, porque o amor é algo bem piegas).
 
Confesso ser uma romântica incorrigível e sempre acho que o amor seja eterno (mesmo que seja enquanto dure, como dizia o poeta Vinícius de Moraes).  se não o vivemos com intensidade, como saber se será ou não duradouro?
O livro é tão sutil e delicado que o leitor se envolve na história sem querer deixá-la um segundo e o fato do escritor colocar duas histórias em uma, é ainda mais atrativo. Dividir a verdadeira história de amor vivida por Mickey em pequenas partes e ir contado aos poucos, nos deixa curiosos.
 
Outro ponto bem positivo é a oportunidade de pai, filho e irmãos poderem se conhecer um pouco melhor. Jesse descobre no pai uma pessoa totalmente diferente da que conhecia e sente-se privilegiado por compartilhar com ele um segredo que nem os irmãos sabiam, e, mais... faz com que reavalie seu relacionamento com Marina e seus preceitos em relação ao amor.
 
É enternecedor esse romance e fiquei enlevada, de certa forma, até um pouco mais sonhadora e feliz por saber que o verdadeiro amor realmente existe (e tenho meu ao meu lado...).
 
CITAÇÃO: "- Que a gente tem muita sorte quando é presenteado com um caso de amor raríssimo e que deve tratá-lo como a joia da coroa." (pág. 302)
NOTA :  4,90 de 5,00
  smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro



BOOKTRAILLER:

SOBRE O AUTOR: 
Ronald Anthony mora em Connecticut com sua esposa e três filhos. Atualmente ele está finalizando seu segundo romance.
Cortesia Editora Novo Conceito.


cheirinhos
Rudynalva

2 comentários:

  1. Hey, Rudynalva!
    Gostei muito da sua resenha, quero muito ler esse livro.
    Será uma das minhas próximas leituras.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Mas que história linda! Eu preciso desse livro - assim como eu preciso de milhares de outros!

    Bjocas!
    Ana do Grupo dos LOC's (Leitores Obsessivos Compulsivos)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...