sábado, 12 de janeiro de 2013

RESENHA - "A VEZ DA MINHA VIDA" - CECÍLIA AHERN




LIVRO  : "A VEZ DA MINHA VIDA" (E se você tivesse a chance de mudar a sua vida?)
TÍTULO ORIGINAL: "THE TIME OF MY LIFE"
AUTORA: CECILIA AHERN
TRADUÇÃO: RONALDO LUIS DA SILVA
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –384 PÁGS
1ª IMPRESSÃO 2012
CATEGORIA: FICÇÃO IRLANDESA
ASSUNTO: ROMANCE
ISBN: - 978-85-8163-012-0

A Vez da Minha Vida
CITAÇÃO: [...]"Ele era persuasivo: a vida tem um jeito de conseguir o que quer quando realmente sabe o que quer.". (pág. 170)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = 
Feita por Claudia Ranzini/Fajardo Ranzini Design = Na parte superior uma moça com dedo mindinho na boca e olhos fechados, dá impressão de estar se deliciando com alguma coisa. No meio o título com letras azuis e fundo branco. Na parte inferior um molho de cartas com laço azul.
 
Tem sim um pouco haver com o livro, as cartas enviada pela vida par Lucy.
 
(nota:  4,50  de 5,00)
 
-DIAGRAMAÇÃO:  
Foi feita por Brandon Wiermann e Vanúcia Santos, gosto das diagramações feita por ela, são simples e ao mesmo tempo com pequenos detalhes.
 
O livro tem: dedicatória, pensamento, trinta capítulos apenas numerados e com pequeno logotipo em espiral (tudo haver com a vida), epílogo e agradecimentos. As folhas são amareladas com letras pretas medianas, as melhores para leitura em minha opinião.
Formato/Acabamento: 16x23x2,5
Peso: 0.537 kg
(nota:  4,50 de 5,00)
 
- ESCRITA: 
É uma narrativa feita pela protagonista Lucy de forma própria, irônica, hilária e bem divertida, o que dá o tom descontraído do livro. Tem vários diálogos, o que não torna a leitura monótona.
 
(nota: 4,50 de 5,00)
 
CITAÇÃO: "- Isso é um sonho preguiçoso, Lucy. Se você tem um sonho, você deseja ao menos, ser capaz de tentar alcançá-lo de alguma forma. Algo que esteja, aparentemente, fora de seu alcance, mas que você sabe que, com trabalho, pode conseguir. Caminhar até a lotérica para comprar um bilhete de loteria é inspirador. Os sonhos devem fazer você pensar. Se tivesse a coragem de fazê-lo e não ligasse para a opinião dos outros, isso seria o que você realmente faria. - Olhou para mim, esperançoso." (pág. 194)
 
RESUMO SINÓPTICO:  
Lucy Silchester é uma jovem de cerca de 30 anos, mora só em um apartamento minúsculo, tem um gato hermafrodita a quem denomina de Peter (mas também outros nomes femininos...). Trabalha em uma empresa de aparelhos eletrodomésticos (como tradutora, fala várias línguas) o dia inteiro e não cuida bem da casa, do gato, da alimentação e de si mesma. É de uma família abastada,  que procura evitar sempre que pode. 
 
Recebe um envelope dourado. É um convite para encontrar-se com sua vida. Reluta, porém ao final, acaba por encontrá-la. Na verdade sua vida é 'ele', a quem apelida de 'Cosmo'. No primeiro encontro se assusta com a aparência de sua vida e faz tudo para escapar dos encontros com 'ele'. Sua vida passa a exigir que não conte mais meias verdades (mentiras) e isso é bem complicado para Lucy, já está acostumada a mascarar a verdade.
 
Blake seu ex-namorado é o maior responsável pelo descaso de Lucy consigo mesma e com sua vida. Claro que seu pai também uma grande participação em todo desgosto que ela sente. A mãe de Lucy é uma figura e a ama de verdade, além do irmão Riley que é advogado (uma das melhores personagens do livro) e do irmão Philip que é cirurgião plástico.
 
Conforme vai mudando sua atitude no decorrer do livro, com a ajuda de sua vida e do limpador de tapetes, podemos notar como tudo vai se encaixando, ela passa a mudar de humor e a tentar resolver todos os assuntos pendentes, mesmo com algum drama e sofrimento.
 
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 
Na verdade o tom do livro é dado pela escrita fantástica de Cecila Ahern com descontração e acontecimentos engraçados. Tem também um pouquinho de drama e suspense e como todo bom romance, tem de ter amor, porém não é aquele amor romântico e meloso (embora eu goste muito..), é a grande descoberta do amor, primeiro por si mesma e depois, por alguém que pode ser o homem da vida de Lucy.
 
Acredito que a autora foi criativa em cruzar a personagem principal com sua própria vida e ainda mais, tornar sua vida um papel masculino, o que complica e confunde um pouco quem lê; 'Cosmo' a vida de Lucy, é como uma pessoa real, tem sentimentos reias e se modifica conforme Lucy vai modificando suas atitudes e sua forma de pensar.
 
O livro é bem interessante justamente por ser diferente das histórias corriqueiras de amor e tem um aprendizado maior: o que devemos fazer de nossas vidas? Como viver de forma plena, correta e sermos felizes? São questionamentos no que nos fazemos ao final, porque durante a leitura... só dá para rir, é um livro bem engraçado e com aventura... Quem diria que a monótona e regrada vida de Lucy poderia trazer algo de aventureiro para o livro? Mas, trouxe... e trouxe mais para o leitor: reflexão!
 
Recomendo a leitura!
 
NOTA : 4,60  de 5,00
 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro
BOOKTRAILLER:

SOBRE A AUTORA:



Antes de engrenar na carreira de escritora, Cecelia Ahern se formou em Jornalismo e Comunicação. Aos 21 anos, escreveu seu primeiro romance, P.S. Eu te amo,que se tornou um best-seller internacional e foi adaptado para o cinema. Seus outros romances — A Vez da Minha Vida, Onde Terminam os Arco-íris, Aqui é o Melhor Lugar, Se Você Me Visse Agora e As Suas Lembranças São Minhas — foram todos best-sellers #1. Cecelia foi uma das criadoras da série de TV Samantha Who?,que ganhou um Emmy. Seus livros foram publicados em 46 países. Foram vendidas mais de 20 milhões de cópias no mundo todo. A autora mora em Dublin (Irlanda) com sua família.
 
CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!


 cheirinhos
Rudynalva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...