terça-feira, 5 de março de 2013

A HISTÓRIA DE GILGAMESH, REI DE URUK - Rosana Rios / Rogerio Borges





Receber esse livro de presente (para Luan) da amiga Tina foi uma linda sincronicidade!

Pois esse mês voltei a pesquisar esse tema dos Sumérios, que até bem pouco tempo era a civilização humana mais antiga, datando de 6 mil anos atrás (isso até a recente descoberta de uma pirâmide de 30 mil anos na Sérvia [a mais antiga é também a maior: tão grande e coberta de vegetação, ficou esse tempo todo disfarçada de montanha!]).

De volta à Suméria: sendo a civilização mais antiga (já não é mais), era atribuída aos Sumérios a invenção da escrita cuneiforme, umas gaivotinhas que eles desenhavam em umas tabuinhas de argila. Pois então: em uma dessas tabuinhas é contada a história de Gilgamesh, a primeira saga épica da humanidade.

A história de Gilgamesh é assombrosa sob muitos aspectos. Um dos trechos mais famosos é a narrativa de um dilúvio, idêntica em diversos pontos à história bíblica da arca de Noé. Detalhe: a Bíblia começou a ser escrita 2 mil anos depois de alguém contar através de traços em uma tábua de barro a história de Gilgamesh (reza a lenda que o primeiro homem de ciência a decifrar as tábuas de argila da Suméria, se bem me lembro um linguista russo nos fins do século XIX, ficou tão assombrado com a tradução que fez que acabou ficando meio doidinho).

Pois então. Esse lindo livro é uma versão infanto-juvenil para a história de Gilgamesh, contada muito propriamente por Rosana Rios e ilustrada com muita criatividade por Rogério Borges (“acrílico e photoshop”).

Comecei a ler no instante em que recebi o livro pelo correio. Só parei quando terminei. Já passei para meu irmão, e espero ler de novo. Nem preciso dizer que adorei!


***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...