sexta-feira, 22 de março de 2013


DOSSIÊ ODESSA -  Frederick Forsyth





Não gosto de policiais, mas esse é especial, pois traz a baila uma história que sempre procuro pesquisar e da qual já escrevi alguns artigos....a insanidade pela eugenia e poder.
Esse autor inglês me encanta pela sua história, pois antes de virar escritor ele foi piloto e repórter político, e como tal trabalhou na  Alemanha, Tchecoslováquia e outros como correspondente, o que lhe deu grande respaldo para cumprir sua missão como escritor. Na sua segunda obra O Dia do Chacal por exemplo, Forsyth descreve as tentativas da direita francesa em assassinar Charles De Gaulle, que ele próprio vivenciou em Paris nos anos 60. Para mim não é um romance de ficção policial como assim o classificaram, e sim sua visão vivenciada dos fatos.  Sigo suas obras desde 1969 e sua vasta experiência na política internacional me encanta, pois sei que posso encontrar em suas obras muito mais que ficção.




Bem, para começar a titularidade original dessa sua terceira obra, ‘The Odessa File’ editada em 1972, nos desvenda logo o mistério da trama...Odessa não é um nome, uma cidade ou uma mulher e sim a abreviatura de uma organização vinda do alemão Organisation Der Ehemaligen SS-Angehorigen dos ex-membros do III Reich, que fazem de tudo pela volta do regime nazista.

Numa versão meia Anne Frank, o autor cria um diário de um campo de concentração pelas memórias de um judeu, e o coloca nas mãos de um repórter alemão curioso, que resolve investigar a veracidade dos fatos.  A trama não para aí...e a investigação torna-se um viés para que se envolva em uma conspiração, para destruir o estado de Israel pela Organização Odessa, e se reconheça como parte da trama e um parente da conspiração...

O autor é brilhante em alternar o tempo histórico da obra, alternando a conspiração, o relato do diário e a trama vivida pelo repórter, no presente e no passado em uma linguagem simples e muito fluida, que deixa o leitor sem querer largar a obra. E a trama continua com muitas engrenagens, sem dar trégua alguma ao brilhantismo de um maravilhoso mistério, que envolve uma teia imensa de desvendamentos e interligações. Eu ameiii!

Em 1974 o Dossiê, em sua titularidade original The Odessa File virou filme e veio parar nas telas do cinema pelas mãos do brilhante diretor Ronald Neame e como protagonista o lindo  Jon Voight ......eu recomendoooo os dois!!!



Um comentário:

  1. Massa!!! Aumentou exponencialmente minha vontade de ler!!! Estou lendo agora um do John Le Carré, muuuito bom!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...