segunda-feira, 18 de março de 2013

RESENHA - "A APRENDIZ" - A TRILOGIA DO MAGO NEGRO - LIVRO 2 - TRUDI CANAVAN



LIVRO  : "A APRENDIZ "- A TRILOGIA DO MAGO NEGRO  - LIVRO 2

TÍTULO ORIGINAL: "THE NOVICE"

AUTORA: TRUDI CANAVAN

TRADUÇÃO: FRANK DE OLIVEIRA e JÚLIO MONTEIRO DE OLIVEIRA

EDITORA  : NOVO CONCEITO

PÁGINAS – 544

1ª IMPRESSÃO 2012

1ª EDIÇÃO

CATEGORIA: FICÇÃO

ASSUNTO: FANTASIA

ISBN: - 978-85-8163-025-0
 

CITAÇÃO: "De início, o brilho se expandiu em rajadas erráticas, mas depois de vários minutos ela conseguiu controlar seu crescimento e espalhá-lo em todas as direções ao mesmo tempo. Por  fim, uma esfera brilhante rodeou sua mão". (págs. 96/97)

ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA =

Um mago em posição de ataque com seu cajado e manto preto. Tudo haver com o livro e com o exemplar em particular.

Feita por Jorge Parede.

(nota:  4,50  de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO: 
 

Já viram que o livro é grande, digo, com muitas folhas que são amareladas e as letras são medianas e pretas.

Livro é dividido em duas partes, 37 capítulos e epílogo; tem uma pequena apresentação no início e agradecimentos. No final ainda tem as gírias das favelas, glossário, mapas e sinopse do livro 3.

A diagramação foi de responsabilidade da Brendon Wiermann e Vanúcia Santos. Simples, porém bem completa.

Formato/Acabamento: 16x23x3,5

Peso: 0.761 kg

(nota: 4,50  de 5,00)

- ESCRITA: 

É uma narrativa em terceira pessoa cheia de palavras específicas e ligadas a sociedade da época, termos bem interessantes e nomes ecléticos, achei bem diferente.

Os diálogos são constantes, o que facilita a leitura e da fluência aos acontecimentos.

A Trudi tem uma forma bem pessoal de escrever que faz a leitura fluir.

(nota: 4,50 de 5,00)

CITAÇÃO: "O céu começava a ficar mais ameno com o brilho do alvorecer, quando Sonea saiu da Casa dos Banhos. Entretanto, ainda estava frio, o que a levou a criar uma barreira em volta do corpo, aquecendo o ar no interior desta. Ao fazer uma pausa para ajeitar os trajes, um vulto envergando uma túnica verde saiu do setor da Casa dos Banhos reservado aos homens." (pág. 277)

RESUMO SINÓPTICO:  

Sonea entra para o Clã dos poderosos magos de Imardin. É a primeira vez que um aprendiz de classe inferior é autorizado a frequentar a Universidade. Apesar de estar com medo, Sonea enfrenta as dificuldades, calúnias e preconceito, tanto dos colegas como de alguns professores.

Acaba aceitando a proteção do Lorde Supremo e terá de guardar seus segredos mais obscuros e proteges os acontecimentos sombrios em troca de 'guarita'. Sonea fica sempre alerta porque corre grande perigo, ela sabe disso e não se descuida.

"Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios.

Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso." (sinopse da Editora)

CITAÇÃO: "Quando ele se voltou para encará-la, ela viu o brilho malicioso em seus olhos e percebeu que exauri-la era só a primeira parte do plano. Ela queria ter continuado forçando em direção ao corredor principal. Mas logo em seguida ela teve a certeza de que não teria ido longe." (pág. 386)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

Gosto muito de livros que apesar de sempre grossos, tem uma escrita que prende e nos faz ler o livro com rapidez, a cada página nos faz desejar ler mais uma, mais outra, mais um capítulo e outro e assim, quando percebemos, já lemos o livro todo e aguardamos sua continuidade. O Livro 2 da Trilogia do Mago Negro é exatamente assim. Me conquistou por inteiro!!

Devo confessar que esse 2º livro é bem melhor que o Clã dos Magos em vários aspectos: diálogos mais concisos e interessantíssimos; a magia aparece com mais frequência (e é o que se espera de um livro sobre magos, concordam?) e a riqueza dos detalhes ainda mais eficientes do que no livro anterior, me cativaram por completo.

A autora consegue introduzir temas como preconceito e homossexualidade de forma tranquila e delicada, porém tratados com seriedade, uma forma de criticar a sociedade que ainda alimenta sentimentos detestáveis em relação a esses assuntos e comportamentos.

O livro é fantástico e maravilhoso, principalmente porque além da magia, mostra o quanto podemos nos enganar com as personalidades dominantes, mostrando que nem tudo é o que parece e que mesmo imaginando que ninguém saiba dos 'nossos' segredos, ele está mais evidente do que pensamos...

Ficaram curiosos? Então... leiam! Vale a pena!

CITAÇÃO: "Olhando para o anel na mão, Lorlen sentiu o estômago embrulhar. Estava claro que ela tinha ouvido sobre o assassino e seu anel vermelho. O que pensaria dele agora? Virando para observá-la, sentiu um aperto no peito. Cada dia ela passava de um inescapável pesadelo para outro. Das sombras de Akkarin para os tormentos impostos pelos outros aprendizes. Era uma situação cruel." (pág. 476)

NOTA : 4,50  de 5,00
   smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro

BOOKTRAILLER:



SOBRE O AUTORA:




Trudi Canavan publicou sua primeira história em 1999 e recebeu um Aurealis Award na categoria de melhor conto fantástico. Sua série de estreia, A Trilogia do Mago Negro, a tornou sucesso internacional, e todos os três volumes da trilogia Age of Five foram best-sellers do Sunday Times. Trudi Canavan vive com seu companheiro em Melbourne, Austrália, e passa o tempo tricotando, pintando e escrevendo romances campeões de vendas.
Cortesia Editora Novo Conceito!


cheirinhos
Rudynalva

2 comentários:

  1. Rudyiiinha, esta saga deve ser show. Comecei lendo sua resenha, sou bem aplicadinho, mas não queria ler anda antecipadamente porque ainda quero adquiri-la. Mas não dei conta, li tudinho o que você escreveu e me senti tão entusiasmado quanto você. E se tem magia, lá estamos né? Tenho uma dica também, a série "As lendas de Yelena Zaltana", gostei demais e aguardo o terceiro e último livro editado pela Harlequin. Beijos querida e suas palavras deram o empurrãozinho que faltava para colocar a saga em minha "listinha" de desejados. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo querido!
      Agradeço suas palavras graciosas.
      A série vale a pena e logo terá a resenha do 3º livro, aguarde. Coloque mesmo na sua listinha e já add na minha essa que indicou, vale a pena.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...