quarta-feira, 3 de abril de 2013

RESENHA - "PRECES E MENTIRAS" - SHERRI WOOD



LIVRO  : "PRECES E MENTIRAS"

TÍTULO ORIGINAL: "PRAYERS AND LIES"

AUTORA: SHERRI WOOD

TRADUÇÃO: ANA PAULA CORRADINI

EDITORA  : NOVO CONCEITO

PÁGINAS –366

IMPRESSÃO 2012

EDIÇÃO 2012

CATEGORIA: FICÇÃO NORTE-AMERICANA

ASSUNTO: DRAMA

ISBN: - 978-85-8163-045-8
 

CITAÇÃO: "ABíblia diz que os pecados dos pais são carregados pelos filhos até a décima sétima geração.

Mas eu acredito que são as filhas que suportam o peso dos pecados da maioria das famílias. Pelo menos é assim na minha família." (pág. 09)

ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = 

Menina loira, com olhos grandes e expressivos, feições sérias.

Não é uma das capas mais bonitas e não tem indicação de quem foi a pessoa que fez a criação da mesma.

Tem haver com o livro, mas deveriam ser 2 meninas, concordam?

 (nota:  3,50  de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:  

Feita pela Futura e Vanúcia Santos.

Folhas amareladas com letras pretas medianas.

Tem: dedicatória, agradecimentos, 35 capítulos numerados e com títulos em letras cursiva, epílogo, entrevista com a autora e um guia de grupo de leitura.

Formato/Acabamento: 16x23x2,4

Peso: 0.515 kg

(nota: 4,50 de 5,00)

- ESCRITA: 

Narrativa em primeira pessoa na visão de Bethany, feita de forma coloquial e direta, além de vários diálogos interessantes.

 (nota: 4,50 de 5,00)

CITAÇÃO: "Nossa peregrinação especial, não levamos nada para comer no caminho. Comemos em restaurantes de verdade e ficamos em hotéis de beira de estrada de verdade também - o que não era tão glamuroso quanto tínhamos imaginado. Com seis pessoas em um quarto de hotel, não havia muito espaço para glamour. Minha mãe e meu pai dormiam em uma cama, Nancy e Melinda em outra, e eu e Tracy estendíamos os cobertores que estavam no carro sobre o chão para dormirmos." (pág. 131)

RESUMO SINÓPTICO:  

Bethany tinha 7 anos, vivia com uma família estruturada e evangélica, uma boa família. Tinha tres irmãs e sofria demais com a implicância e com as maldades de Tracy, irmã com cara de anjo e atitudes de demônio.

Reana Mae tinha 6 anos, uma família totalmente desestruturada onde o pai era ausente e a mãe negligente e violenta (absurdo, né?).

Ambas tornam-se amigas inseparáveis e tentam superar a solidão que vivem, mesmo rodeadas de tantas pessoas, através de uma amizade fortificada na infância. A inocência infantil fica para trás e passam para a vida adulta. Após 30 anos se reencontram e começam a reviver o passado através da narrativa de Bethany, que descobre segredos não revelados anteriormente, mentiras encobertas e acobertadas por palavras de fé, mas acima de tudo, uma amizade leal e amor verdadeiro.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

O livro é um drama forte, que permeia as relações familiares cheias de conflitos e o crescimento dos sentimentos, é intenso, próximo demais do que vivemos na realidade e com personagens de personalidades diversas e complexas.

Interessante o componente religioso que fortifica a família através da fé, no entanto encoberta fatos e mentiras do passado, onde os sentimentos são escondidos e após a descoberta da realidade, podem mudar totalmente a vida das personagens e as emoções que vivem durante toda uma vida. Apesar das mentiras e segredos, o amor e a amizade verdadeira dominam as atitudes e a narrativa da protagonista, o que mexe com nossos sentimentos e de alguma forma nos faz identificar com a história e o enredo dramático do livro. De alguma forma vivemos em algum momento de nossas vidas, as narrativas descritas.

O ponto negativo na minha visão, foi o excesso de personagens e apenas a visão de Bethany na história , sim porque um livro que tem tantos protagonistas (Tia Belle, Helen, Tracy, Jimmy, Jolene, Caleb, Harley boy, Aramita, Bobby Lee, Ruthann, Neil, Melinda, Nancy e mais alguns outros que não lembro agora)deveria ter sido escrito em terceira pessoa, onde algumas outras percepções poderiam ser descritas através de outras personagens.

De qualquer forma o livro é forte e para quem gosta de dramas familiares, personalidades fortes, comportamentos intensos e análises comportamentais (não é livro de auto ajuda, hein gente), o livro é muito, muito bom mesmo.

CITAÇÃO: "Eu ainda estava à espera de minha própria transformação. Afinal, eu já tinha 15 anos e estava no primeiro ano do Ensino Médio... mas ainda era lisa como uma tábua e magrela como nunca. Meu pai me chamava de vara-pau e eu odiava aquilo. E, enquanto Reana Ma dizia que eu era sortuda porque não tinha que usar sutiã, já que ninguém perceberia se eu saísse sem ele, eu morria de inveja de suas curvas, assim como de sua pele lisa, o cabelo loiro, os olhos verdes. Meus cachos pretos e olhos escuros pareciam tão sem graça em comparação." (pág. 245)

NOTA : 4,00 de 5,00
 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279)

BOOKTRAILLER:



SOBRE O AUTORA:




Abrangendo quatro décadas, o primeiro livro de Sherri Wood Emmons é um romance cativante e assombroso sobre eventos inesperados, e às vezes até chocantes, que nos empurram para a vida adulta... e as conexões que nos deixam ligados, sempre, ao nosso passado.
CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!


CHEIRINHOS
RUDYNALVA

Um comentário:

  1. A titularidade me levaria a procurar o viés crítico religioso que a obra poderia trazer....uma falsa moral encoberta pela prece. ahaha De fato me parece uma obra muito atual, afinal famílias desestruturadas, violência infantil, negligência familiar, solidão, hipocrisia religiosa andam aos montes por aí.
    Eu adorei a capa...o olhar da menina diz muito não acha? O que está escrita na capa...não consegui ler.
    Adorei a resenhaaa...

    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...