sexta-feira, 7 de junho de 2013

O ZEN E NÓS – Karlfried Graf Dürckheim



Essa obra é de um alemão nascido em 1896, que ficou no front da Guerra Mundial por 4 anos... após essa experiência se tornou doutor em filosofia, cátedra em psicologia no Japão por onde ficou por 9 anos, se aprofundando no budismo zen. Voltando para a Alemanha, funda o Centro de Desenvolvimento Psicológico e Existencial, localizado num vilarejo chamado Floresta Negra, que funciona até os dias de hoje.

Esta obra traz uma iniciação aos fundamentos dos conhecimentos, à prática e exercícios do Zen. Para o psicoterapeuta, dono dessa obra, a prática dessa arte, só traz benefícios para o homem apressado, nervoso e stressado do mundo moderno.

Chama de Zazen, o exercício essencial da meditação, que segundo o autor pode levar o individuo a um estado de tranqüilidade capaz de mudar seu destino, através da reflexão de si mesmo.
O autor declara que essa prática não constitui um culto, uma doutrina, nem tão pouco uma religião, e sim uma reflexão em silêncio do nosso interior, como forma de libertação. Para ele, a prática do Zen nada tem a ensinar a nível intelectual, pois não há bibliografia especulativa sobre seus ensinamentos, nem alguma filosofia intelectual. Seus ensinamentos vêm da nossa própria mente da busca do nosso interior claro e racional.

Bem... eu ando tentando de tudo para obter resposta para minha loucura....mas ensinar minha própria mente comigo mesmo, foi osso......ahhahaah

Li desse autor também a obra ‘ O culto japonês da tranquilidade’ e ameiiii!!!

Se alguém quiser xeretar um pouco mais sobre o assunto e ler alguns textos interessantes, esse link é maravilhosooo.... http://www.nossacasa.net/shunya/default.asp?menu=3

Adorei a obra e recomendooo!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...