quinta-feira, 15 de agosto de 2013

RESENHA - "ENTRE QUATRO PAREDES" (LITERATURA NACIONAL) - FRANCILANGELA CLARINDO



BOOKTOUR PERMANENTE

LIVRO  : "ENTRE QUATRO PAREDES" (LITERATURA NACIONAL)

AUTORA: FRANCILANGELA CLARINDO

EDITORA  : MULTIFOCO - SELO MIL PALAVRAS

PÁGINAS –70

1ª  EDIÇÃO-MAIO/2012

CATEGORIA: ROMANCE NACIONAL

ASSUNTO: EXPERIÊNCIAS PESSOAIS

ISBN: - 978-85-7961-872-1
 

CITAÇÃO: "ENFIM, foi difícil para muitas outras pessoas o momento em que eu estava ali e vencê-lo é também uma vitória tão deles quanto minha. Daí não se entregar é uma atitude sua que você deve também a todas as outras pessoas que a amam."(págs. 34/35)

ANÁLISE TÉCNICA: 

-CAPA = 

Feita por Guilherme Peres.

Parede de tijolos metade clara e metade escura. 

Simples porém transcreve perfeitamente o sentimento da autora antes e após o acidente que sofreu e mudou sua vida.

(nota:  4,00 de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:  

As folhas são brancas com letras pretas.

São 70 páginas com: oferecimento, sumário, prefácio (de Márcia Maria Luconi), apresentação, 20 capítulos (numerados e com títulos) e extra sobre acessibilidade.

Feita por Guilherme Peres.

 (nota:  4,00 de 5,00)

- ESCRITA: 

Relatos em primeira pessoa contando sobre o acidente que sofreu dentro de um ônibus e sobre como enfrentou o fato após o acontecimento. Narrativa emocionante.

Revisão feita pela própria autora.

Tem pequenos erros de concordância, ortografia e impressão, sugiro nova revisão, embora não atrapalhe a leitura os pequenos deslizes.

 (nota:  4,00 de 5,00)

CITAÇÃO: "Sempre tive muita vontade de viver. O acidente e a incapacidade de andar não me tiraram isto. Quando melhorei, mesmo ainda sem andar, passei a fazer a fisioterapia em outro local, fora de casa. Meu marido conseguiu a muito custo uma ambulância que me levava e trazia." (pág. 51)

RESUMO SINÓPTICO:  

"A principal finalidade deste livro, a que pensei há mais de quinze anos, quando não movia minhas pernas e nem sabia se as poderia mover novamente é dizer para você que não anda, que está preso entre as quatro paredes do seu quarto, que está preso a uma cadeira de rodas, que sofreu um acidente onde esta possibilidade existe: A vida vale a pena. ... "


O livro é um relato pessoal e emocionante de como a autora, após sofrer um acidente, teve uma lesão na coluna, ficou sem andar e conseguiu, com muita força de vontade, voltar a ter mobilidade e tocar a vida para frente...


É também um alerta para todos de como lidar com pessoas que tem limitações e para nossos gestores políticos o fato da acessibilidade.


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

Em poucas páginas e capítulos a autora conseguiu sintetizar acontecimentos sofridos e superação, sem o tom apelativo, que causam pena ou dó a quem leia, ao contrário, ela conseguiu transmitir o quanto a força de vontade pessoal pode superar as intempéries impostas de forma cruel pela vida e o quanto a fé pessoal e a crença em Deus, nos ampara em momentos como esses.

Gostei muito do livro principalmente porque minha condição física é bem parecida com a da autora, bem como as dificuldades que teve; o carinho e o amor da família e do marido, que a impulsionaram a lutar e não se integrar; a fé e a crença em Deus e a superação, sem nunca se entregar, mesmo temendo o futuro.

É uma lição de vida a ser seguida.

NOTA :  4,00 de 5,00

CITAÇÃO: "Mas sou muito agradecida a Deus por todos à minha volta. Sou cercada por muito carinho dos meus amigos, um cuidado excessivo de minha família e abençoada por Deus em meus exageros." (pág. 63)

SOBRE O AUTORA:
 Imagem

Fancilangela, escritora cearense, nasceu em Fortaleza em 23 de agosto de 1972.

 De família simples, mas com muitos objetivos na vida, é apaixoanda por livros desde a infância. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Ceará, em (1997) com algumas dificuldades causadas por um grave acidente acontecido no ano de 1995 que causou uma fratura em sua coluna e a deixou sem poder andar, história relatada no livro “Entre quatro Paredes” (Rio de Janeiro: Multifoco, 2012).

Especializada em Mídias na Educação, professora de Linguagens e Códigos e Informática Educativa, lida com crianças, jovens e adultos diariamente.

A escritora cearense Francilangela Clarindo, 40, de Fortaleza, foi convidada a ingressar na Academia de Letras e Artes de Goiás, para compor o quadro de de Acadêmicos Correspondentes. Com livros publicados no Brasil e em Portugal, Francilangela é também professora e pesquisadora, e tem livros publicados por editoras como Pastelaria Studio (Portugal), Garcia Edizioni (São Paulo) e Editora Multifoco (Rio de Janeiro).

Iniciou sua carreira de escritora no ano de 2010, com a publicação independente do livro “Caneta na Mão, versos no Coração”. Em 2012, assinou um contrato com a Editora Multifoco, que foi a primeira responsável por lançar seus livros no Brasil.

Parceira e Colaboradora do Clube dos Novos  Autores, http://clubnovosautores.blogspot.com.br/, blog que visa divulgar e promover novos escritores nacionais.

Atualmente, Francilangela, paralelamente a carreira de escritora, é professora das redes municipal e estadual de ensino e conclui sua formação em Psicanálise.

Livros publicados:

Caneta na mão, versos no coração;

Socorro, meu príncipe virou sapo (Multifoco – Rio de Janeiro);

Entre quatro paredes (Multifoco – Rio de Janeiro);

Uma leve, apaixonante e tumultuada história de amor (Multifoco – ;

Variedades Poéticas (garcia edizione – São Bernado do Campo)

Vicissitudes

A Casa de Chocolate;


Coletâneas

“Corda Bamba” e “Ocultos Buracos”, pela Pastelaria Studios (Lisboa) e Histórias para você dormir – Especial de Natal, pela (Goiânia).
cheirinhos
Rudy 
*Quem quiser participar do Booktour do livro, basta preencher o formulário na parte inferior do blog Alegria de Viver e Amar o que é bom!

6 comentários:

  1. apesar de curtinho, parece ser um livro muito lindo <3

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liz!
      É uma verdadeira lição de vida!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Olá... tdo bom?
    Obrigada pelo carinho e por participar do sorteio no meu blog, boa sorteee!

    Bjinhos e bom fds
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris!
      Obrigada pela visita, volte sempre.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Parabéns para a autora, também colega de Ed. Multifoco!
    Vou procurar assim que passar pela Lapa, onde fica a Livraria Multifoco.
    Abracos, Christian Petrizi!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christian!
      É uma história emocionante e tem vários livros da autora, ainda não li os outros, mas em breve o farei.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...