terça-feira, 13 de agosto de 2013

RESENHA - "PROTEJA-ME" - JULIETTE FAY



LIVRO  : "PROTEJA-ME"
TÍTULO ORIGINAL: "SHELTER ME"
AUTORA: JULIETTE FAY
TRADUÇÃO: MARCOS MAFFEI
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –447
IMPRESSÃO - 2013
  EDIÇÃO
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE-AMERICANA
ASSUNTO: DRAMA
ISBN: - 978-85-8163-220-9
 Proteja-me
CITAÇÃO: "Quando ela voltou a cozinha para guardar a pasta de amendoim e jogar fora as cascas de banana, ela ouviu Malinowski dizer "meninos". Ele não gritou, ou soou alarmado, mas o tom era levemente ameaçador, para ser levado a sério. Ela deu uma olhada pela janela da cozinha e o viu dando um olhar de advertência para Dylan e Keane, que estavam de frente um para o outro, congelados no ato de jogar algo." (pág. 101)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = 
Feita por Jorge Parede tem tudo haver com o conteúdo do livro e mostra a emoção caracterizada no enredo.
Mulher e menina sentadas na varanda de uma casa com piso de madeira, olham para os campos verdes a frente e  céu azul. 
Achei emocionante e bem bonita a capa.
 (nota: 4,80  de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO:  
As folhas amareladas e com letras pretas ajudam a leitura das 447 páginas do livro, que a meu ver, foi extenso demais.
Tem: dedicatória, agradecimentos, com 23 capítulos apenas numerados e tipo um capítulo extra (Autora, ideias, extras e mais...) com perguntas para discussão, perguntas e respostas com a autora e ainda, algumas receitas interessantes.
Diagramação de Vanúcia Santos; impressão e acabamento da Gráfica Ideal.
Formato/Acabamento: 16x23x3,1
Peso: 0.62 kg
(nota: 4,50 de 5,00)
- ESCRITA: 
Ao iniciar o livro, achei que a forma de escrever como um diário, iria levar toda a história, aparecem apenas no início, no final e esporadicamente em algumas passagens do livro; essa parte é escrita em primeira pessoa pela protagonista Janie.
O restante do livro é uma narrativa/descritiva em 3ª pessoa desconhecida.
Não encontrei que fez a revisão do livro e na minha opinião, merecia uma revisão mais elaborada, vários erros de todas as formas.
(nota: 3,80 de 5,00)
CITAÇÃO: "O telhado estava pronto e Tug estava trabalhando na balaustrada que ia cercar a varanda. - A balaustrada não é estritamente necessária - ele explicou. Mas com crianças, você não vai querer que eles corram na tela e façam buracos nela ou se pendurem no corrimão." (pág. 196)
RESUMO SINÓPTICO:  
Janie perdeu o marido Robby há 4 meses e tudo o que quer é o isolamento, curtir sua dor ao lado dos filhos Carrie (com poucos meses de idade) e Dylan de 4 anos. Não tem noção que caminho tomar e não sabe o que fazer, embora algumas pessoas queiram ajudar e ela não permite.
Tia Jule quer ajudar pois considera Janie um filha e como a mãe mora na Itália e o relacionamento delas não é dos melhores, toma tal papel para si. Tem um irmão gêmeo que não entra em contato com ela desde o enterro e como mora em outra cidade, é afastado; dá lugar a Cormac primo confeiteiro que está por perto para o que der e vier.
Shelly é a vizinha que toma a frente de todas as decisões administrativas e da resolução dos problemas mais práticos. Antes de Robby morrer elas tinham um relacionamento sem grande intensidade, eram afastadas, agora, tornou-se essencial.
Tem ainda Padre Jake que a pedido de Tia Jule passa a visitar todas as sextas Janie que a princípio, ficava calada, reclusa em seus próprios pensamentos e problemas, aos poucos, vai se abrindo, dando alfinetadas e tendo discussões com o padre, isso ajuda ambas as partes.
E por último surge Tug Malinowski, um empreiteiro que traz a planta de uma nova varanda, presente de Robby antes dele  morrer. Tug acaba se envolvendo na construção da varanda, mas também na vida de Julie e na amizade com Dylan.
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 
"Proteja-me" é uma história triste, de perda e não aceitação de ajuda, de falta de rumo a seguir e onde a protagonista fica perdida, sem atitude a tomar, até...receber um presente pós morte do marido.
Gostei do enredo porque sou sentimental e me envolvo na história, sentindo em profundidade a dificuldade vivida e isso torna o livro interessante, e, ainda, a vontade das pessoa em ajudar, mostra como os amigos e a família são importantes, mesmo que não aceitemos a ajuda.
É um drama e como tal prende em algumas partes e em outras fica a desejar, não é um livro empolgante, porém tem momentos de emoção. Confesso que cheguei a chorar quase no final do livro. Tive uma pequena identificação e fiz uma catarse, para mim então, o livro serviu mais do que poderia imaginar.
Vale a pena comprovar a leitura e tirar suas próprias conclusões.
NOTA : 3,80 de 5,00
CITAÇÃO: "Ela ficou numa sonolência tranquila, reconfortada pelos sons remotos da porta da geladeira sendo fechada, da torradeira, de uma faca batendo num prato. Ele trouxe torradas para ela e a encorajou a tentar comer um pouco para o ibuprofeno não incomodar seu estômago. Ele perguntou sobre as crianças. Era cansativo falar, ela queria apenas ouvir. Queria que ele falasse de monte para ficar mais tempo. E queria saber sobre Sue." (pág. 325)
BOOKTRAILLER:

SOBRE O AUTORA:



Juliette Fay graduou-se em Boston College e fez mestrado em Harvard. Ela mora em Massachusetts com seu marido e quatro filhos. Seu primeiro romance, Proteja-me, foi vencedor da categoria Livro do Ano do 2009 Massachusetts Book Award.
CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO.


CHEIRINHOS
RUDYNALVA

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...