terça-feira, 24 de setembro de 2013

RESENHA - "APEGADOS" - AMIR LEVINE e RACHEL S.F. HELLER



Apegados
LIVRO  : "APEGADOS"
TÍTULO ORIGINAL: " ATTACHED"
AUTOR(ES): AMIR LEVINE e RACHEL S.F. HELLER
TRADUÇÃO: MARCOS MAFFEI
EDITORA  : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –303
IMPRESSÃO - 2013
  EDIÇÃO
CATEGORIA: AUTOAJUDA/PSICOLOGIA
ASSUNTO: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL/COMPORTAMENTO HUMANO
ISBN: - 978-85-8163-196-7
CITAÇÃO: "Compreender o apego mudará a maneira como você percebe as novas pessoas que conhece, e também lhe dará insigths surpreendentes sobre o parceiro se você já está em um relacionamento. (pág. 62)
ANÁLISE TÉCNICA: 
-CAPA = 
Feita por Paula Paron e Maurício Albuquerque, imagem Copyright-Ludovic Maisant/Corbis(DC).
A capa é um coração preto incrustado em algo como se fosse uma madeira e com o título dentro. 
Muito simples e sem muita graça, na minha opinião. 
(nota: 3,8  de 5,00)
-DIAGRAMAÇÃO:  
Feita por Vanúcia Santos.
Impressão e acabamento RR Donnelley.
Bem completinha com: dedicatória, sumário, nota dos autores, introdução, quatro partes com   doze capítulos numerados e a numeração está dentro de um pequeno coração, agradecimentos, bibliografia, índice remissivo e sobre os autores.
Como o livro tem algumas tabelas, fluxograma e pesquisa tudo ficou bem diagramado e dá para entender direitinho todos gráficos, etc.
Formato/Acabamento: 16x23x1,9
Peso: 0.44 kg
(nota: 5,00 de 5,00)
- ESCRITA: 
É uma narrativa explicativa feita em 3ª pessoa  pelos autores. Eles expõem alguns pensamentos dos pesquisados  e depois comentam, fazem perguntas, questionamentos comuns e depois respondem, mostram alguns questionários e a resolução dos mesmos em seguida.
Na verdade por ser um livro mais técnico, tem uma linguagem mais científica, porém de fácil entendimento.
 (nota: 4,50 de 5,00)
CITAÇÃO: "Conhecemos incontáveis pessoas que, depois de ter batalhado com contínuos conflitos quanto à intimidade, finalmente operaram um deslocamento em sua atitude mental e entraram em um acordo com o qual eram capazes de viver: [...]" (pág. 204)
RESUMO SINÓPTICO: 
O livro é uma pesquisa científica baseada na Teoria do Apego de John Bowlby, onde os autores desvendam os mistérios de como compreender os mecanismos de afeição entre as pessoas adultas e que ajudará a encontrar e manter o amor.
Os autores explicam de maneira científica que as relações podem ser produtivas e enriquecedoras e comprovam como outras podem ser perturbadas e e alienadas; explicam como muitos criam vínculos amáveis sem esforço algum, enquanto outros têm que lutar tanto pelo amor.
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 
Sei que muitos não gostam desse tipo de leitura, mas como psicóloga não pude me abster da mesma. Gosto muito de aprender um pouco mais sobre técnicas e comportamentos humanos. E foi uma leitura muito proveitosa. 
Os autores usaram suas pesquisas de forma bem específica e o livro ficou bem escrito e elucidativo. Alguns diriam que é  um livro de auto ajuda, entretanto, no meu ponto de vista, é mais um livro esclarecedor, onde podemos observar e reavaliar nossa postura e a do parceiro dentro do relacionamento.
 Podemos também detectar que tipo de apego temos em relação a outra pessoa. Algo bem interessante e evolutivo.
O livro é muito interessante, agora deixo o alerta que é para um público bem específico, que gosta da área e gosta de evolução pessoal.
NOTA : 4,70 de 5,00
CITAÇÃO: "Pressuposições inseguras interferem na solução de conflitos. Especificamente, ficar centrado em suas próprias necessidades e mágoas pode causar muitos problemas. O medo de que alguém não esteja tão emocionalmente envolvido quanto você, ou de que não queira ser tão íntimo quanto você gostaria, é compreensível. [...]" (pág. 266)
BOOKTRAILLER:
 

http://youtube/XgSFn8NrgDk
 

SOBRE O AUTOR(es):
 
Rachel S. F. Heller é mestre em psicologia socio-organizacional pela Universidade de Columbia. Trabalhou como consultora gerencial para diversas corporações. Vive com o marido e três filhos em São Francisco.
 Amir Levine
Dr. Amir Levine é psiquiatra de adultos, crianças e adolescentes e neurocientista. Formou-se no programa de residência do New York Presbyterian Hospital/Universidade de Columbia, onde, atualmente, é diretor de pesquisas em um projeto patrocinado pelo National Institutes of Health. O Dr. Levine mantém um consultório particular na cidade de Nova York, onde mora.
CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO.
 EDITORA NOVO CONCEITO
 
 
 
Resenha feita por Rudynalva.

2 comentários:

  1. Olá sou Samuel, blogueiro do Irmãos da Leitura ( http://irmaosdaleitura.blogspot.com.br/) e gostaria de dizer que gostei bastante do seu blog, e agradeço por estar seguindo o meu, apesar ser novo no mundo virtual, mas gostaria que entrasse em contato pelo meu G-mail para discutir algo que gostaria de propor.

    G-mail: irmaosdaleitura@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...