domingo, 22 de setembro de 2013

RESENHA - "O REINO DE MIRA" (LITERATURA NACIONAL) - MATEUS LINS



 O Reino de Mira ( Entrega em até 20 dias úteis)
LIVRO  : "O REINO DE MIRA" (LITERATURA NACIONAL)

AUTOR: MATEUS LINS

EDITORA  : MODO

PÁGINAS –220

1ª  EDIÇÃO 2012

CATEGORIA: FICÇÃO

ASSUNTO: CONTOS BRASILEIROS/LITERATURA FANTÁSTICA

ISBN: - 978-85-65588-25-6

CITAÇÃO: "Uma essência forte de incenso invadiu  o olfato deles. O chão da sala era de pedra e no centro existia um caldeirão enorme e borbulhante de metal. As estantes estavam abarrotadas de coisas esquisitas que eram usadas como ingredientes para poções. No fundo da sala havia um buraco enorme para um jardim, onde plantas disputavam espaço e entre elas, uma plantação de cogumelos gigantes." (pág. 96)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA = 

Um dos pontos fortes da Editora Modo são as capas.

No caso o título com letras egípcias está no centro. Acima, uma jovem segurando um lampião e abaixo um castelo envolto em névoa.

A capa é bem sugestiva e tem tudo haver com o conteúdo do livro.

Feita por André Siqueira.

(nota:  5,00  de 5,00)

-DIAGRAMAÇÃO:  

Projeto gráfico de José Raquel Echeverria.

O livro contém: sumário; é divido em três partes com 16 capítulos numerados e com títulos; agradecimentos; dedicatória; pensamento do autor; no final, sinopse do próximo livro do autor.

As folhas são amareladas com letras pretas em negrito, a numeração das páginas diferenciada, números inclinados.

O livro tem gravuras e a cada novo capítulo, um castelo ao fundo.

Diagramação completíssima e bem agradável.

 (nota: 5,00 de 5,00)

- ESCRITA

A narrativa é feita em 3ª pessoa com descrições precisas dos lugares e pessoas.

A linguagem é condizente com um livro infanto juvenil, de fácil entendimento e prende a atenção do leitor.

 (nota: 4,80 de 5,00)

CITAÇÃO: "A floresta tinha uma beleza mais do que exuberante. Algumas folhas se despregavam de seus galhos com o vento que corria os corredores vivos de vez em quando e juntavam-se em redemoinhos naturais, dispersando-se para as mais contrárias direções." (pág. 109)

RESUMO SINÓPTICO:  

Lucas e Elizabeth eram os reis do reino que tinha o mesmo nome da filhas dele: Mira.

Mira tinha muitas obrigações e responsabilidade aos 9 anos e seu maior sonho era sair através dos muros do castelo e conhecer o mundo. 

Ganhou uma Conselheira chamada Elen e também uma bruxa. A princípio Mira não aceitava bem a presença e os conselhos de Ele, entretanto, com o passar dos anos, aprendeu a conviver com ela.

Pedro é o melhor amigo de Mira. Um plebeu que mora no vilarejo e entra no castelo com seu pai, que trabalha transportando o lixo do castelo.

Mira espera ansiosamente o dia do lixo ser levado, pois pode passar um tempo com Pedro.

Sete anos se passaram e inesperadamente toda a história de Mira e seu reino muda e ela se vê obrigada a embarcar em uma aventura perigosa para salvá-lo, ao lado de Pedro.Vai então realizar seu sonho e sair do palácio para transcorrer uma jornada fantástica, onde tudo é possível.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: 

Fiquei bem surpreendida com o livro. Sou bem fã de literatura fantástica e se for voltada para o público infanto juvenil, ainda mais, porque se torna uma leitura sem complicações, sem dificuldades, onde podemos embarcar juntos na aventura e nos surpreender com as possíveis resoluções inimagináveis dos problemas.

O autor tem criatividade de sobra e a forma como cria uma história onde seres fantástico se misturam aos humanos, onde o sabor de uma amizade é bem construída e o bem vence o mal, torna a leitura deliciosa, aventureira e interessante.

Apenas um ponto do livro me deixou intrigada: uma adolescente sem experiência alguma, consegue resolver problemas e superar revéses complicados durante toda a aventura, porém se tratando de literatura fantástica, o impossível se torna possível e com isso, deixei de lado minha intriga pessoal e apenas curti o livro.

Para os fascinados por literatura fantástica como eu, é um livro simplesmente magnífico e encantado.

NOTA : 4,80 de 5,00
  smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro

SOBRE O AUTOR:
 

Mateus Lins nasceu ao soar da décima segunda badalada da chuvosa meia-noite do dia 26 de abril de 1995.

Um apreciador de esportes, mas que começou a se dedicar a literatura aos oito anos. Aos treze termina de escrever seu primeiro livro e aos dezessete lança O Reino de Mira, oficializando sua carreira de escritor.

Integrante da Acade7 (academia de letras do Colégio 7 de Setembro) e membro do CNA (Clube dos Novos Autores), ele se dedica ao máximo ao caminho literário, contando com publicações e prêmios literários em variadas antologias.

Atualmente é universitário no curso de Direito na Universidade de Fortaleza, criador do blog Curioso Inovador e podcaster do LiterárioCast.



Contato: mateusrlins@gmail.com
CORTESIA EDITORA MODO.


CHEIRINHOS
RUDYNALVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...