domingo, 12 de janeiro de 2014

O HOMEM QUE VIA O TREM PASSAR – Georges Simenon



Romance Policial Existencial!!!

É com essa pérola que nos brinda o Simenon nessa obra fantástica. Todas as emoções de um autêntico suspense, servindo como pano de fundo para um convite à reflexão sobre a natureza humana, sobre a (in)sanidade do mundo, sobre o que é ou não verdade... tudo isso em uma leitura leve, que gruda o leitor no livro da primeira à última página!

Esse é o segundo do Simenon que leio fora das aventuras do Comissário Maigret (antes li o igualmente bom “O Assassino”), e só confirmo: se nos romances de Maigret, Simenon é muito bom, em seus outros livros ele é simplesmente espetacular! Talvez isso se deva ao fato de estar livre da fidelidade a um personagem de sucesso e às convenções clássicas do romance policial (o jogo do whodunit, por exemplo). Literatura de primeira!!!

Não é à toa que Simenon tenha sido louvado por autores como Clarice Lispector, Graham Greene e Albert Camus... aliás, senti uma forte identificação dessa obra com “O Estrangeiro” de Camus! Mas confesso que achei o Simenon ainda melhor!!!

Kees Popinga, protagonista da história, é um tipo único e inesquecível. Vou sentir saudades de perambular pelos becos e ruas de Paris na companhia desse holandês tão simpático e sinistro!



***///***
Conheça O SINCRONICÍDIO:

http://www.caligoeditora.com.br/osincronicidio/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...