sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

EXTRAORDINÁRIO - R.J.Palacio





Extraordinário conta a história de August Pullman,um menino de dez anos que nasceu com deformação facial por causa  de uma doença genética.No decorrer do livro vamos acompanhando as dificuldades e limitações de August tanto na escola como em sua própria casa.
Um longo caminho é percorrido pelo menino para ser aceito pelos colegas de escola que o consideram um "monstro".Parte dos alunos chega a ser cruel com August e isso me deixou muito incomodado.Trata-se do famoso "bullying" e suas consequências podem afetar uma pessoa pela vida inteira.É triste ver August passando por isso mas pior ainda é saber que o bullying é uma realidade terrível que ocorre quase todos os dias principalmente nas escolas.
O livro é narrado em partes.
Há partes em que o próprio August conta a sua história.As outras partes são narradas pela irmã dele,Olívia;por seu amigo Jack;a amiga Summer; por Justin,namorado de Olívia e por Miranda,amiga de Olívia.
É bem interessante essa intercalação de narrativa feita pelos personagens por que a história pode ser vista pela perspectiva de todas as pessoas que convivem ou aprendem a conviver com August.
Chamou minha atenção o fato de que os pais de August não narram a história em nenhum momento.Acredito que seja pelo fato de os pais amarem seus filhos incondicionalmente,sem se importar como é a sua aparência ou como ele é.

"Sei que não sou um garoto de dez anos comum.Quer dizer.é claro que faço coisas comuns.Tomo sorvete.Ando de bicicleta.Jogo bola.Tenho um Xbox.Essas coisas me fazem ser comum.Por dentro.Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho.Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão."

"Para mim o Halloween é a melhor festa do mundo.Melhor até que o Natal.Posso usar fantasia.Usar máscara.Posso andar por aí como qualquer outra criança fantasiada e ninguém me acha estranho.Ninguém olha pra mim duas vezes.Ninguém me nota.Ninguém me reconhece."


"Garoto rato.Estranho.Monstro.Freddy Krueger.E.T.Cara de lagarto..Mutante.Conheço os apelidos que me dão.Já estive em parquinhos suficientes para saber que as crianças podem ser cruéis.Eu sei,eu sei,eu sei."

"_Obrigado por me fazer ir a escola-falei baixinho.
Ela me abraçou mais apertado,se inclinou e deu um beijo no alto da minha cabeça.
_Eu é que agradeço Auggie-respondeu ela.
-Pelo quê?
_Por tudo o que nos deu.Por entrar em nossas vidas.Por ser você.
Inclinou-se de novo e sussurrou em meu ouvido:
-Você é mesmo extraordinário Auggie.Você é extraordinário."

Um livro cativante,que emociona .Confesso que até chorei em algumas partes.
A autora tratou um assunto tão sério com bom humor,seriedade e sensibilidade.
Extraordinário é sem dúvida um livro extraordinário.
Excelente leitura!!Recomendo para todas as pessoas lerem!!!




8 comentários:

  1. Oi João, você é muito bem vindo à nossa querida CRL, viu! E parabéns por fazer sua entrada com uma resenha tão tocante.

    O bullyng é uma triste realidade desde sempre, né. O bom é que hoje a mídia e as escolas e muita gente de uma forma geral, falam sobre ele e suas consequências e orientam as pessoas a não praticá-lo.

    Registrei sua sugestão de leitura, pelo que disse aí a autora tratou de um tema triste com humor mas nem por isso a história perdeu a seriedade. Gostei disso.

    Mandou bem, menino, que venham outras. :)

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas boas vindas Angel.
    Com certeza você vai gostar muito desse livro!É extraordinário eheheh...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro. Gostei da forma como a resenha foi escrita - bem clara e objetiva.
    Meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas palavras Tiago Silva.E com certeza vai gostar da leitura desse livro.Abraço!

      Excluir
  4. Meu querido amigo João, que estreia maravilhosa. Você resenhou um livro de tema atual, além de ser um assunto muito sério, com grande propriedade.
    Vou seguir você bem de perto, e ficar atenta às suas recomendações.
    Parabéns meu amigo,
    Abração

    ResponderExcluir
  5. Agradecido pelo elogio Sueli!!Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Extraordinário.....um livro realmente EXTRAORDINÁRIO, cada palavra, cada momento que se passa ali é como se eu estivesse junto do Auggie vivenciando cada sofrimento, cada superação, um livro que mexe com o nosso sentimento, é como se eu fosse ele naqueles momentos tão difíceis, um livro encantador, no qual a autora mostra como varias pessoas próximas dele o veem.Estou sentindo saudades dele, é como se eu o conhecesse, como se ele fizesse parte de mim.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...