sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

DUMA KEY - Stephen King


Edgar Freemantle é o bem sucedido dono de uma empresa de construções em Minnesota.Mas as coisas mudam completamente quando ele sofre terrível um acidente onde perde parte da sua memória e o braço direito.Para piorar ainda mais as coisas,sua mulher o abandona e Edgar se vê praticamente sozinho com sua raiva  e revolta buscando recuperar-se e reconstruir sua vida.Quando seu psicólogo recomenda uma mudança de ares,Edgar resolve ir para a Flórida  onde aluga uma casa na paradisíaca ilha chamada Duma Key.
Relembrando que no passado gostava de desenhar,Edgar vê nas pinturas e nos desenhos que faz apenas com a mão esquerda uma forma de se sentir bem e se recuperar.O tempo vai passando.As pinturas e desenhos de Edgar estão cada vez melhores.Mas algo estranho começa a acontecer.As vezes ao desenhar ou pintar Edgar entra em transe.Muitas vezes ele tem a impressão que está pintando com a mão que perdeu.As coisas ficam ainda mais estranhas quando algumas coisas que ele pinta começam a se tornar realidade.Nesse meio tempo Edgar conhece Jerome Wireman,um advogado que desistiu da sua profissão e agora trabalha como cuidador e assistente da simpática senhora Elizabeth Eastlake.
Elizabeth,chegando agora aos oitenta e cinco anos está condenada pelo Mal de Alzheimer.Mas antes que a doença destrua suas memórias para sempre ela precisa dividir com Edgar uma parte do seu passado.E nesse passado pode haver segredos perigosos tanto para a vida de Edgar quanto das pessoas que ele ama.
Edgar começa a ficar ainda mais preocupado quando ele pinta uma mulher com um manto vermelho.E tudo fica ainda mais sinistro quando ele começa a pintar um navio que sempre aparece ao pôr-do-sol.
Qual será a ligação que existe entre as pinturas de Edgar e Elizabeth Eastlake?
Mergulhando no passado de Elizabeth com a ajuda de Wireman,Edgar descobre que o pôr-do-sol,além de uma ansiedade assombrosa  de pintar e desenhar,pode trazer também forças sinistras que escondem algo monstruoso.







"Duma Key" é uma leitura excelente do grande Stephen King.Como a maioria dos seus livros tudo vai acontecendo aos poucos.Ele nos apresenta Edgar e depois vamos mergulhando em sua vida,suas dores e seus anseios.A leitura vai seguindo lentamente até quando ele conhece Wireman e Elizabeth.

"Talvez você possa ler um poema para mim esta tarde_disse Elizabeth.Você escolhe.Sinto tanta falta deles.Eu poderia passar sem a Oprah,mas uma vida sem livros é uma vida sedenta e sem poesia,ela é..._Ela riu.Era um som delirante que cortou meu coração._É  como uma vida sem imagens,você não acha?Ou não?"

O suspense da narrativa só começa depois da metade do livro.Como sempre King acaba dando um jeito de inserir algo sobrenatural em suas tramas,deixando o leitor pensando:O que virá dessa vez?

"Um bombardeio explodiu logo acima da minha cabeça.E,lá embaixo,o murmúrio das conchas se tornara a conversa de coisas mortas,trocando segredos em vozes esqueléticas.Como eu não tinha conseguido ouvir aquilo antes?Coisas mortas,é claro!Eles estavam debaixo daquela casa e a tempestade os havia despertado.Eu conseguia vê-las brotando através da mortalha de conchas,formas gelatinosas e pálidas com cabelos verdes e olhos de gaivota,rastejando uns sobre os outros na escuridão e falando,falando,falando."

Já de inicio,você cria vínculos com os personagens.Todos muito bem estruturados,cada vez que você adentra na história deles mais você se apega a eles,o que é complicado em um livro do King,visto que ele não tem dó de matar  seus personagens.As vezes acho meio cruel essa faceta do autor de não ter piedade dos seus personagens e matar qualquer um sem levar em conta o coração do leitor.
Gostei de todos os personagens,todos me levando a viajar de alguma maneira em sua vida,mas um que chamou minha atenção foi o doutor Kamen,psicólogo de Edgar.Um negro enorme que esbanja simpatia e carisma.

"Kamen apareceu,na sua enormidade.
_Se precisar de ajuda,entre em contato comigo imediatamente.
_Pode deixar_falei_Você é KamenDoc.
Kamen sorriu.Era como se Deus estivesse sorrindo pra você.
Eu o abracei.Com um braço só,mas ele compensou."

King é mestre em criar personagens desse tipo.Na maioria dos seus livros encontramos personagens negros,que nos conquistam à primeira vista.King é um dos poucos autores de livros do gênero que conheço que insere personagens negros em seus livros,muitas vezes em papéis tão importantes quanto o do protagonista.Gosto dessa maneira que o King coloca os negros em seus livros.Em meio há tanto racismo existente no mundo,quando você vê um autor dando tanto espaço aos negros em suas tramas,faz com que  se simpatize ainda mais com ele.
Duma Key é sem dúvida pra mim mais um grande livro do Stephen King.
O leitor que espera grandes acontecimentos já no início do livro pode se decepcionar.
Aqui tudo vai acontecendo aos pouquinhos,o autor quer que você conheça os personagens a fundo até que quando você pensa que está tudo bem,as reviravoltas acontecem.Em nenhum momento perdi o interesse pela leitura,apesar dos acontecimentos seguirem lentamente.
Ainda estou em dúvida se gostei do final,a única coisa que tenho certeza é daquele vazio que fica quando se termina de ler um livro excelente

5 comentários:

  1. Oi, querido amigo João, só para completar a sua informação, gostaria de dizer que o superpersonagem Alex Cross, que é o protagonista de vários livros do James Patterson também é negro. Bacana não é mesmo?
    Como sempre uma resenha interessante sobre Mr. King.
    Parabéns,
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sueli!!
      Realmente foi uma boa lembrança sua o Alex Cross!!
      Personagem pra lá de fantástico.Gosto muito das aventuras dele.
      O grande James Patterson sem dúvida merece que tiremos o chapéu pra ele por ter criado um personagem negro como protagonista!!Grande abraço.

      Excluir
  2. caro joão, tenho um medo terrível de resenhar algo do mestre king, sair do terreno de fã e passar ao de crítico é algo quase impossível. sei que o mestre tem dificuldade com finais e que há livros dele que são uma bomba (como "celular"), mas ele nunca caiu na mesmice e tem uma mão para o sobrenatural como poucos.
    então quando me deparei com sua resenha, logicamente vim correndo e não poderia deixar de ser uma preciosidade, uma beleza amigão. este é um dos livros dele que ainda não li, assim como a saga "torre negra". por isso queria tanto ler a respeito e não houve arrependimento algum, mesmo se houvesse spoiler, cá estaria eu pra apreciar.
    parabéns, ótima dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolfo!Muito bom ver seu comentário aqui.
      Resenhar algo do King é complicado mesmo.Eu tentei fazer de tudo pra não lançar nenhum spoiller mas infelizmente algumas coisinhas são inevitáveis.Até por que a sinopse da capa do livro não instiga muito o leitor.Então decidi que ao fazer a resenha queria pôr algo que fosse atrativo aos leitores do mestre King.E nessa escapou um spoillerzinho heheheh.Mas nada que prejudique a leitura.Fico feliz que tenha gostado.O finais de livros do King sempre são uma surpresa e tanto.Mas quando tiver oportunidade leia esse livro.E a Torre negra também.Grande abraço.

      Excluir
  3. massa demais a resenha!!!!!
    parabéns e valeu pela linda contribuição!!!
    abração e muita música!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...