terça-feira, 20 de maio de 2014

Esposa 22 - Melanie Gideon




Esposa 22 conta a história de Alice Buckle,uma mulher de quarenta e quatro anos que está em crise no casamento,em crise com os filhos adolescentes e em crise de meia-idade.Quando recebe por email uma proposta para participar de uma pesquisa virtual sobre casamentos ela aceita.Alice então começa a trocar mensagens com o condutor da pesquisa:o Pesquisador 101.Mas as coisas começam a sair do eixo quando as mensagens entre Esposa 22 e Pesquisador 101 ficam cada vez mais íntimas.Com tanta coisa acontecendo em sua vida ao mesmo tempo, Alice agora terá que lidar com mais um problema:uma paixão virtual.Com isso seguimos acompanhando a vida de Alice,sua vida conjugal,os problemas de seus filhos adolescentes.Alice também tem grande amigos,que estão ali para o que der e vier.
 Esposa 22 é daqueles livros leves,bem-humorados que nos fazem rir muito.
A protagonista Alice é uma mulher bem piradinha que se mete em muitas confusões hilárias.A autora soube conduzir o livro muito bem.Esse livro poderia se tornar entediante em algumas partes se não fossem as tiradas bem-humoradas em que a autora envolve os personagens e isso torna o livro uma leitura pra lá de agradável.E o mais interessante:a autora brinca e critica ao mesmo tempo os nossos costumes modernos ao envolver Alice  com o mundo das redes sociais e outras multimídias.Torna-se cômico as partes em que Alice,a todo instante tecla no seu celular vendo e enviando mensagens nas redes sociais para saber o que seus amigos e familiares postaram nos últimos minutos.O quanto do nosso mundo hoje em dia é influenciado por isso.Tudo que se faz hoje em dia se posta nas redes sociais e é muito divertido ver um personagem de um livro fazendo isso.

Frase dita pelo Pesquisador 101:

"Tenho a sensação de que chegamos a um ponto em que nossas experiências,nossas lembranças,nossa vida inteira ,na verdade não são reais a menos que as publiquemos na internet.Será que vamos sentir falta da época em que éramos inacessíveis?"


Alice tentando entrar em forma.

"Quinze minutos mais tarde,Caroline Kilborn e eu estamos saindo pra correr.
Cinco minutos depois,Caroline Kilborn me pergunta se tenho asma.
Cinco segundos depois disso,digo a ela que esse chiado que estou fazendo se deve a alergias e ao fato das acácias terem acabado de florir  e que talvez ela deva seguir adiante sem mim pois não quero atrapalhar seus exercícios.Quando Caroline some de vista ,torço o pé ao pisar numa pinha e caio num monte de folhas rezando_Por favor,não deixe que eu seja atropelada.

Conversa antes do jantar na casa de Alice:

"_Vegetariana ou carnívora hoje?_pergunto a Zoe,chegando à mesa com uma travessa de frango assado com batatas.
_Carnívora.
_Ótimo.Peito ou coxa?
Zoe ergue as sobrancelhas,enojada.
_Eu disse carnívora,não canibal.Peito ou coxa.É  exatamente por isso que as pessoas viram vegetarianas.Deveriam inventar palavras diferentes para não ficar parecendo tão humano.
Suspiro."

Alice pensando em como vem aumentando a distância entre ela e o marido,Willian.

"Nosso principal meio de comunicação nos dias úteis são as mensagens de texto,e quase sempre temos a mesma conversa:
_Que horas você chega?
_Sete.
_Frango ou peixe?
_Frango."

Alice indo se depilar pela primeira vez.

"__Nedra disse que você é rápida.E que não dói.
_Faço o melhor que posso.
 Hilary mexe a panela de cera com um abaixador.
_Vamos dar uma olhadinha,vamos?_ela levanta a tanga de papel e solta um tsc.
_Tem alguém que não anda com a depilação em dia.
_Já faz um tempinho_digo.
_Quanto tempo?
_Quarenta e quatro anos.
Hilary arregala os olhos."

O livro todo é muito divertido,muito bom pra levantar o astral e dar boas risadas.Mas a autora inseriu um pequeno drama que volta e meia Alice se vê envolvida.A perda de sua mãe.Isso permeia a personagem o livro todo.A mãe de Alice morreu quando ela tinha quinze anos e tudo que ela queria é que sua mãe estivesse agora com ela para apoia-la em tudo na sua vida.Isso a afeta tanto que ela faz parte de um grupo de apoio de pessoas que também perderam a sua mãe.

"O que todos no grupo sabem,o que não precisa ser explicado nem dito,é que ninguém vai nos amar como nossas mães nos amaram.Sim,somos e seremos amadas,por nossos pais,amigos,irmãos,tios,avós,cônjuges e filhos mas nunca experimentaremos aquele tipo de amor materno incondicional."

Esposa 22 é uma excelente leitura,que mistura comédia com o nosso mundo atual,cercado pela internet e redes sociais.Diversão garantida!


10 comentários:

  1. engraçado... minha mulher está fazendo uma pesquisa sobre o ciberespaço e fala de algo relacionado ao uso, não propriamente sobre relacionamentos, mas a gente acaba vendo cada coisa. o mundo virtual tem armadilhas a que todos estamos sujeitos, por outro lado conheço vários casais que se conheceram virtualmente e arrastaram essa fantasia para a vida real e acredite: deu certo! então bora colocar mais este livro na listinha. resenha redondinha, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rodolfo.Realmente o mundo virtual tem muitas armadilhas mas também tem muitas coisas boas.Abraço.

      Excluir
  2. Resenha muito sedutora, João. Sem contar que esse livro tem a minha cara. Como você já deve estar cansado de saber, eu resolvi não sofre mais por opção, então, se um livro for divertido, certamente ele vai entrar na minha lista!
    Obrigada pela dica e parabéns pela escolha literária!
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli,esse livro é muito divertido!Dei muitas risadas com ele,Alice é supimpa ehheehheh.Grande abraço!E obrigado por mais uma vez estar aqui!

      Excluir
  3. João queridão, você tem variado bastante hein? Um livro divertido sempre cai bem principalmente depois daquele momento em que terminamos de ler uma coisa muita séria e ficamos meio perdidos.
    Gostei da resenha! Dica anotada!
    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marilda!Eu estava precisando variar um pouco né.Minhas últimas leituras foram meio pesadas então precisava de algo mais leve.E dei sorte!Dei de cara com um livro excelente,bem leve que me divertiu muito!Obrigado por mais uma vez estar aqui!Grande abraço.

      Excluir
  4. Oi todo mundo!

    Oi João!

    Pelo que escreveu aí o livro promete. A exemplo do Rodolfo vai pra minha lista de livros a adquirir (falando baixinho só pra vocês ouvirem porque as meninas estão enciumadas, dizem que me preocupo mais com os livros do que com elas e que só penso em comprar livros...rsss....). Qualquer coisa, a culpa é do João! kikiki...

    Valeu pela dica, querido, e por mais uma bela resenha pra nossa amada CRL.

    bj meninos, da angel ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel querida!!Você como sempre me dando o maior apoio!Grande abraço!

      Excluir
  5. Oi João!
    Pelo que vejo, anda se especializando nas resenhas, parabéns!
    Bom demais!
    Tudo que nos faz rir, traz coisas boas.
    O livro parece realmente interessante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy!
      Vamos caminhando com as resenhas né.Por enquanto estou engatinhando ainda,mas é muito bom fazer resenhas de livros.Esse livro é bem interessante.Grane abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...