quarta-feira, 14 de maio de 2014

Insônia - Stephen King




Ralph Roberts é um viúvo aposentado que subitamente começa a sofrer de insônia.
A cada dia que passa ela acorda mais cedo.Mesmo se sentindo muito mal,Ralph se recusa a procurar ajuda médica.Um dia Ralph começa a enxergar um outro plano de realidade,onde ele pode ver a aura das pessoas e seres pra lá de estranhos.Pensando ter ficado maluco pela falta de dormir,Ralph acredita que isso seja apenas alucinação.Mas logo ele descobre que não foi por acaso que ele começou a sofrer de insônia.E agora ele e todos os seus amigos correm grande perigo.

"Ralph olhou Nat e viu que ela observava o outro lado do cômodo,os olhos fascinados,pesados.
Acompanhou seu olhar e viu o vasinho no parapeito ao lado da pia.Arranjara-o com flores de outono há menos de duas horas e agora uma névoa verde e baixa borbulhava das hastes,envolvendo as flores em uma luz fraca e difusa.
_Estou vendo as flores darem o último suspiro_pensou Ralph._Meu Deus,nunca mais vou cortar nenhuma flor na vida."


"A mocinha estava pulando corda no terreno baldio.Ela parecia errada.
Uma nuvem escondeu o sol e uma luz triste e verde transformou o dia.A pele de Ralph primeiro esfriou,depois cobriu-se de arrepios.A sombra saltitante da mocinha desapareceu.Ela ergueu o rosto para Ralph e ele descobriu que não era nenhuma mocinha.A criatura diante dele era um homem de uma metro e vinte de altura.Transmitia a Ralph uma sensação de maldade,de malignidade que ultrapassava a compreensão de uma mente sã.Os lábios da criatura se abriram num sorriso,ao mesmo tempo tímido e maldoso,como se ele e Ralph partilhassem um segredo desagradável."

Insônia é mais um romance sobrenatural do grande Stephen King.Como na maioria dos livros dele,tudo vai acontecendo aos pouquinhos.Vamos conhecendo a vida de Ralph,seus anseios,sua solidão e mesmo nesse ritmo lento apreciei e muito a leitura até a metade do livro.Desse ponto em diante o livro deixou um pouco a desejar.Não gostei muito do sobrenatural inserido no livro.Apesar de gostar muito das invenções sobrenaturais do autor,nesse livro não me agradou.E as conexões com a série a Torre Negra também são completamente desnecessárias ao livro(minha opinião).Mas é claro que em meio a tudo isso tem algo muito bom.Os dois personagens principais:Ralph Roberts e Lois Chasse.Não tem como não gostar deles.
E o que mais chama a atenção neles é que são duas pessoas na terceira idade(ele tem 70 anos e ela 68).
Estou acostumado a ler livros onde geralmente os idosos apenas contam a sua história: no decorrer do livro são jovens vivenciando aquilo que irão contar depois.Aqui nesse livro não.Temos aqui um romance na terceira idade e também as limitações trazidas pela idade.

" A única certeza que tenho é que gostaria que fosse verdade Ralph.Quero ter um amigo.
Tenho vivido assustada,infeliz e solitária há muito tempo.Acho a solidão a pior parte da velhice....não são as dores,o mal-estar,os intestinos preguiçosos ou a perda do fôlego quando se sobe uma escada que se subia praticamente voando aos vinte anos...mas a solidão."

"É claro que havia a cicatriz entre o cotovelo e o pulso,mas Ralph chegou a se perguntar se não a teria feito há muito tempo,naquela época da sua vida em que não havia fios brancos em seus cabelos e ele ainda acreditava no fundo do coração,que a velhice era um mito,ou um sonho,ou uma coisa reservada às pessoas
menos especiais que ele."

Achei muito interessante os mocinhos da terceira idade.Me apeguei muito a eles e meu coração dava um salto toda vez que estavam em perigo.Ainda mais que os mocinhos desse livro são limitados,não podem simplesmente sair numa corrida diante do perigo.Ralph e Lois são encantadores e só para conhece-los já
vale a pena ler o livro.O final não foi o que eu queria que fosse mas foi o que Ralph gostaria que fosse,então só por isso já me agradou.
Leitura indispensável aos fãs do Stephen King.

15 comentários:

  1. João meu amigão, você já sabe que eu não gosto muito do tio Stephen: ele me assusta... hehehe. Mas achei muito interessante o ponto que você ressaltou que é o romance entre pessoas mais velhas. João, eu ainda não estou na terceira idade mas já aprendi que o coração nunca envelhece. Gostei da resenha, continue.
    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marilda!!Mais uma vez agradeço por ter dedicado um pouquinho do seu tempo lendo uma resenha minha.Com certeza o coração nunca envelhece!!Grande abraço!!Bjs.

      Excluir
  2. já faz algum tempo que li este livro caro João, mas ele não me saiu da cabeça por muuuuito tempo. discussões filosóficas sobre o destino e o acaso sempre me chamam a atenção. daí vem o mestre e arremessa um velhinho no meio de um embate entre a personificação dessas duas forças antagônicas, complementares e universais. em meu ponto-de-vista nem precisava de mais. é lógico que este não tem a aventura, a velocidade dos demais livros, mas assim como em "love - a história de lisey", é um livro mais reflexivo, mais introspectivo e eu adoro isso. você pontuou por um outro ângulo, daí percebemos que somos picados pelo mesmo inseto, só que nossas reações são sempre diferentes. é aí que se encontra a magia da leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Rodolfo!Cada leitor vê um livro de uma maneira diferente.E como isso é bom não é?É muito bom um livro que nos faz questionar à respeito e ouvir a opinião que o outro tem é gratificante.Talvez seja isso que faça da leitura uma coisa tão mágica.O que eu vejo no livro só existirá pra mim,da mesma maneira que o que você viu ficará só pra você.É algo tão nosso e é muito bom quando podemos dividir um pouquinho disso com outras pessoas.
      Mais uma vez,agradeço muito a sua opinião e a sua presença aqui.Seus comentários e de outros amigos são de muito valor pra mim!Grande abraço.

      Excluir
  3. João, meu querido amigo, como já estou na terceira idade fiquei tentada a conhecer a escrita do seu querido Tio King... Estou achando que a Lois é uma senhora tão animada quanto eu. rsrsrs
    Parabéns pela resenha instigante!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a Lois é tão animada como você Sueli!E mais uma vez agradeço seu carinho e paciência de vir aqui ler e comentar uma resenha minha.Sei que o tio King não escreve coisas muito agradáveis e você corre desse tipo de leitura mas mesmo assim sempre encontra um tempinho pra ler o que eu escrevo a respeito dos livros dele.Agradeço do fundo do coração!!Grande abraço.

      Excluir
  4. Nunca lí os livros de Stephen King, mas creio que seja um autor que conquista com suas historias, com personagens cativantes. Parabéns pela resenha, cada dia melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ah realmente você você nunca leu nada do King mas já teve que ouvir a respeito de todos os livros dele que já li né..e agora além de ouvir ainda tem que ler as resenhas ehehehehehhe.Valeu Fabiano.!!E você devia ler algo do King..com certeza vai gostar eheheh

      Excluir
  5. JB, sua resenha me instigou a ler esse livro antes do programado. Disse-lhe outro dia que havia visto um filme baseado nele, certeza que me equivoquei, afinal de contas, o filme não tem nada a ver com o que disse aí.

    Sou fã do King, apesar de passar mó medão com essas leituras, quer dizer, com a maioria delas, mas, fazer o quê, eu gosto mutcho... rssss....

    Adorei menino, que venham mais resenhas.

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O King muitas vezes nos deixa com medo mesmo.Sua maneira de escrever leva o leitor a viajar na imaginação e como ele é cheio e invenções sobrenaturais sempre acaba deixando aquela sensação de que tem lago debaixo da cama eheheheh..mas é um mestre naquilo que ele faz.Valeu Angel por ter vindo aqui ler minha resenha.E leia Insônia hein!!!esse livro vai deixar muitas questões na sua cuca ehehhehehh...

      Excluir
  6. Meninas Marilda e Sueli, e menino Fabiano: foi um prazer saber a opinião de vocês. Para quem ama ler, é muito "MARA" compartilhar opiniões literárias, né não? Sejam bem vindos à nossa querida CRL.

    Rodolfo querido, suas palavras só endossaram a vontade despertada pelo João de ler esse livro antes do previsto, valeu!

    bj meninos, da angel ;)


    ResponderExcluir
  7. Angel, o João é um querido e está sempre muito bem informado com relação aos livros bacanas.
    Conversar sobre livros é tudo de bom.
    bjs.

    ResponderExcluir
  8. João!
    Como bem disse a amada Angel, conversar e compartilhar ideias sobre o que mais gostamos que é ler, é uma delícia!
    Apesar de esse não ser um dos meus livros favoritos do autor, pelo simples fato de ele ter dado uma dinâmica mais lenta (e quem sabe não é mesmo devido a idade do protagonista..kkkk), entretanto continua sendo um King.
    Muito boa sua análise.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O King de um maneira ou outra acaba inventando algo diferente né Rudy.Ás vezes agrada,outras não.Eu gosto de tudo o que ele escreve,leio e releio.Mas entre umas e outras sempre pinta algo nos livros dele que eu não curto.Foi o caso do sobrenatural de Insônia.Não achei interessante.E o que eu mais gosto nos livros dele é o sobrenatural,mas enfim ainda assim vale a pena a leitura é claro!Grande abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...