domingo, 7 de setembro de 2014

RESENHA - ”O RETRATO” - CHARLIE LOVETT



LIVRO:”O RETRATO”


TÍTULO ORIGINAL:”THE BOOKMAN’S TALE”


AUTOR: CHARLIE LOVETT


TRADUÇÃO:BÁRBARA MENEZES


EDITORA:NOVO CONCEITO


PÁGINAS – 414


1ª  EDIÇÃO


IMPRESSÃO 2014


CATEGORIA:FICÇÃO


ASSUNTO:ROMANCE


ISBN:978-85-8163-388-6
 




CITAÇÃO:”[...] ...alegara que a biblioteca não era nada além de uma enfadonha coleção de tratados religiosos; não havia por que ter mais concorrência do que o necessário.” (pág. 165)



ANÁLISE TÉCNICA:



-CAPA-


Original: @Andrea Clanegger.

Imagens: @Shutterstock


Retrato desenhado em carvão com Londres do século XIX à beira do rio. Na parte superior direita os olhos fechados de uma mulher.

Título no centro e em alto relevo.

A capa retrata fielmente o conteúdo do livro.


(nota:4,50 de 5,00)




-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas.

Logotipo de flores ao redor da numeração das páginas e abaixo dos títulos.

Capítulos em negrito e os título referem-se ao local e data onde se passa o capítulo.



(nota:4,70 de 5,00 )




- ESCRITA:

Narrativa descritiva em 3ª pessoa e diálogos pessoais entre as personagens nas diversas épocas.

Até nos acostumarmos a escrita é um tanto confusa, mas após identificarmos as épocas e acontecimentos, acabamos nos ambientando com a forma como o autor tentou passar as informações.



(nota:4,00 de 5,00)




CITAÇÃO: “Ele tentou virar o anel de ferro, mas ele não se movia, e a porta também não se mexeu quando eles empurraram. Encostando-se contra a porta do que era então, efetivamente, a prisão deles, os dois não falaram nada por um tempo. [...]” (pág. 329)



RESUMO SINÓPTICO:

Peter Byerly é um antiquário que vê nos livros seu grande refúgio,  de personalidade retraída e difícil relacionamento com as pessoas a única pessoa que o compreende e até de certa forma consegue mudar sua forma de encarar a vida é a esposa Amanda.

Amanda morre de maneira súbita e deixa Peter totalmente inconsolável e sem rumo na vida. Está desolado e após alguns conselhos, resolve ir para Inglaterra dedicar-se ao estudo de livros raros.

Ao iniciar seus trabalhos, descobre dentro de um dos livros antigos, uma imagem pintada, idêntica a de sua amada e fica intrigado pelo fato, pois a imagem foi pintada a séculos atrás. Como isso poderia ter acontecido?

Começa uma investigação solitária para descobrir quais mistérios envolvem a verdade sobre o retrato e além disso dar veracidade a uma obra rara de William Shakespeare que poderá eternizá-lo de forma particular em seu ramo de negócio.

Começa então uma perseguição até policial em busca da verdade.



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:


A premissa do livro é bem interessante ainda mais quando envolve o ícone  William Shakespeare, entretanto, no meu ponto de vista, o autor postergou a história e em determinados momentos, nos sentimos um tanto perdidos em ‘viajar’ por alguns séculos anteriores e nos embrenharmos em histórias de falsificações que realmente aconteceram e misturá-las a criatividade artística do autor.

A princípio podemos crer que o livro é no estilo mistério, suspense, policial, mas não se enganem porque na verdade o livro é um romance. O amor entre Peter e Amanda é forte e através das nuances e detalhes desse romance, é que descobrimos o que realmente há por traz de todo enredo.

A obra é rica, podemos aprender sobre diversos assuntos o que nos engrandece enquanto leitor.

O que não me agradou muito como já falei, foi o fato da obra ter se estendido além da conta em determinados pontos e fiquei um tanto perdida no tempo, até me localizar novamente e entrar de cabeça na leitura.

É uma obra no mínimo intrigante e que vale a pena a leitura.


NOTA: 4,00 de 5,00

smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279)  



SOBRE O AUTOR:





Charlie Lovett é um romancista, professor e dramaturgo que ama os livros – os antigos e os novos. Suas peças infantis foram vistas em mais de 3.000 montagens diferentes em todo o mundo, e ele gosta de visitar escolas para conversar com alunos e professores. Visite: charlielovett.com.




EDITORA NOVO CONCEITO!!




CHEIRINHOS
RUDY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...