domingo, 14 de setembro de 2014

RESENHA - "SE EU FICAR" - GAYLE FORMAN



LIVRO:”SE EU FICAR”

TÍTULO ORIGINAL:”IF I STAY”

AUTORA: GAYLE FORMAN

TRADUÇÃO: AMANDA MOURA

EDITORA:NOVO CONCEITO

PÁGINAS –224

1ª  EDIÇÃO

IMPRESSÃO 2014

CATEGORIA:FICÇÃO

ASSUNTO: ROMANCE

ISBN: 978-85-8163-541-5
 Se Eu Ficar


CITAÇÃO: “Dei risada. O que ele disse não deixava de ser verdade. Nas poucas semanas em que estávamos juntos, não havíamos feito nada muito além de nos beijar. E não que eu fosse algum tipo de puritana. Eu era virgem, mas certamente não fazia questão de continuar assim. [...]” (pág. 51)


ANÁLISE TÉCNICA:


-CAPA-


A capa é composta de pequenos quadros de passagens do filme. Detalhes os atores.


Confesso que não sei bem se gostei ou não. É que gosto de imaginar como são as personagens e aqui já nos vem a imagem imposta.


De qualquer forma, até certo ponto é interessante.


(nota:3,70 de 5,00)


-DIAGRAMAÇÃO:


Impressão e acabamento Prol 010714.


Composto de: comentários de vários críticos sobre o livro; 
dedicatória; capítulos são seguidos e os títulos são as horas; 
agradecimentos; trecho do próximo livro da autora “Para onde ela 
foi”; entrevista com Chloë Grace Moretz e Jamie Blackley.


As páginas são decoradas com a clave de sol e escalas musicais.


As folhas são amareladas e as letras pretas de tamanho mediano.


Achei linda a diagramação.


(nota:4,80 de 5,00)


- ESCRITA:


Narrado e descrito em primeira pessoa pela protagonista Mia.


A visão é bem pessoal mesmo, afinal ela relata seus próprios questionamentos.


Interessante, mas em determinado ponto, cansativo.


(nota:4,00 de 5,00)


CITAÇÃO:”Observo enquanto ele aquece as minhas mãos, do jeito que ele sempre fez. Penso na primeira vez em que ele fez isso, na escola, sentado no gramado, como se aquilo fosse a coisa mais natural do mundo. Lembro-me também da primeira vez que ele fez isso na frente dos meus pais.[...]” (pág. 163)  



RESUMO SINÓPTICO:


Mia Hall tem apenas 17 anos e uma vida comum. É tímida e não gosta de chamar atenção. Desde criança toca violoncelo e seu maior sonho é ir para escola de música Julliard. A família é seu esteio. A típica família feliz e cheia de amor, embora é claro, com seus pequenos defeitos que são superados no dia a dia com uma convivência agradável. O pai é um tremendo companheiro e engraçado, a mãe é uma verdadeira amiga, meiga e carinhosa e o irmãozinho Teddy, por quem Mia tem um carinho todo especial. E ainda de quebra tem uma doce amiga, Kim.


Adam tem uma banda de rock – Shooting Star – que começa a fazer sucesso e diversas turnês. Mia nunca imaginou chamar atenção do roqueiro descolado, porém o interesse foi inevitável e começam um namoro cheio de incertezas devido ao futuro de ambos: ele com sua viagens para os shows e ela com o interesse de cursar a Julliard.


Em um dia onde a neve toma conta da cidade, Mia e sua família resolve fazer um passeio e acontece um desastre: o carro onde Mia e sua família estavam, batem de frente com um caminhão... Ela vê o próprio corpo estendido na neve e toda sua família morta... Começa aí o grande dilema: como expectadora dos acontecimentos ao redor, mesmo que ninguém a escute ou veja, ela tem a opção de continuar viva ou morrer...


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:


Seguinte... o livro é um drama pessoal intenso e a meu ver, a análise da leitura dependerá dos valores pessoais de cada um. Por que digo isso? Porque o livro é carregado de sentimentos familiares, perda, dúvidas, futuro, sacrifício e amor.


No meu caso, como sou bem apegada à família, vivi intensamente os sentimentos da protagonista e confesso que teria os mesmos dilemas vividos por ela. Afinal, qual o sentido de se voltar a vida quando tudo sua família, os maiores amores de sua vida, estão mortos? Ao mesmo tempo, por que não voltar para dois grandes amores: a música e o namorado fofo? Dilema constante no livro e que em certo ponto, ficou até cansativo, porém compreensível. A meu ver o único ponto negativo, além do final, que esperei ser mais direto e a autora deixou um tanto aberto.


O livro é intenso como a maioria dos dramas o são, o diferencial que é algo tão pessoal e intrínseco que nas poucas páginas do livro, nos tornamos reféns do amor adolescente e incentivador, das dúvidas pessoais da protagonista e da grande responsabilidade que tem em decidir seu próprio futuro em apenas 24h...


Confesso que chorei em algumas passagens comoventes e vi também em alguns momentos, meus lábios se alargarem em pequenos sorrisos, o que aliviou um pouco a tensão. Devorei o livro em uma tarde e terminei com um sentimento de reflexão sobre a vida, sobre como viver cada instante como se fosse o último, de dizer mais EU TE AMO para aqueles que me são caros, porque em qualquer esquina da vida, o destino pode vir e nos roubar a vida de forma inusitada e cruel.


A autora soube conduzir o livro de forma maestral, abordando os temas delicados e até certo ponto simples e corriqueiro, nos induzindo a reflexões profundas e mudando nossa percepção sobre nossas atitudes e sobre a vida.


NOTA :4,20 de 5,00 
 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livroSmiles - Recados e Imagens (6279) 

 


BOOKTRAILER:





SOBRE O AUTORA:



Gayle Forman começou sua carreira escrevendo para a revista Seventeen em que a maioria de seus artigos, centrada nos jovens e preocupações sociais. Mais tarde ela se tornou uma jornalista freelance para publicações como a revista Details, Jane Magazine, Glamour Magazine, The Nation, Elle Magazine e Cosmopolitan Magazine. Em 2002, ela e seu marido Nick fizeram uma viagem ao redor do mundo. De suas viagens, ela acumulou uma riqueza de experiências e de informações que mais tarde serviu como base para seu primeiro livro, um diário de viagem que você não pode começar lá a partir daqui: um ano na margem de uma Shrinking World. Em 2007 ela publicou seu primeiro romance para jovens adultos, intitulado de Sisters In Sanity onde ela se baseia em um artigo que tinha escrito para a revista Seventeen. Seu mais recente romance If I Stay (Se eu ficar), fez Forman levar vários prêmios, entre eles o Indie Choice Award de 2010.

CHEIRINHOS
RUDYNALVA

2 comentários:

  1. oi
    Esse livro parece ser emocionante, vou começar a leitura dele essa semana
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. Rudy querida!

    Nas minhas últimas leituras haviam alguns dramas e Se eu ficar é uma delas. Concordo quando diz que a leitura agradará mais, ou menos, dependendo dos valores pessoais de cada um. Na verdade só mesmo quem passou pelo drama vivido pela protagonista, ou situação parecida, entenderá os questionamentos que faz acerca dele e as respostas que encontra e, principalmente, a decisão tomada por ela.

    Valeu por mais uma bela resenha.

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...